Ao abrir o programa da declaração do Imposto de Renda 2021, clique na opção “Retificar” — presente do lado esquerdo da tela e dentro do menu “Declaração”. Com isso, o programa abrirá uma janela com as declarações enviadas pelo computador. Clique na declaração a ser corrigida.
Vale lembrar: quem não declarar o Imposto de Renda fica sujeito ao pagamento de uma multa por atraso. Ela é de R$ 165,74 para quem não tem imposto a pagar e de 1% do imposto devido para quem ainda deve recolher alguma quantia. A multa ainda aumenta conforme o tempo de atraso da declaração e pode chegar a 20% do IR.
É possível solicitar o cancelamento da DIRPF a pedido do contribuinte, desde que não sejam identificados indícios de fraude, informando o motivo do cancelamento da declaração já entregue. Deve-se primeiramente imprimir e preencher o formulário de cancelamento.
Como declarar o auxílio emergencial no imposto de renda? O informe de rendimentos com os valores do auxílio emergencial e da extensão do auxílio recebidos por cada beneficiário está disponível, por CPF, no site https://gov.br/auxilio. Nesse informe, são apresentados os valores recebidos ou devolvidos no ano de 2020.
Quem recebeu o auxílio emergencial indevidamente, poderá ser acusado de falsidade ideológica e estelionato, o que pode fazer a pessoa a cumprir cincos de prisão.
Novas regras da Receita determinam que quem obteve benefício e teve rendimentos acima de R$ 22 mil terá de restituir os valores.
De acordo com o Ministério da Cidadania (MC), ao ser constatada irregularidade no recebimento, o benefício é cancelado. Então, o trabalhador é notificado "para pagamento voluntário dos valores recebidos indevidamente, por meio de GRU, através de sistema próprio de devolução do auxílio".