Para multiplicar números de bases diferentes e expoentes diferentes temos que desenvolver a potência. Na potenciação temos duas condições: Se as bases são iguais e os expoentes são diferentes, então basta repetir a base e somar os expoentes.
Olá! Quando as bases são diferentes e os expoentes são iguais e, o sinal aritmético que separa as duas expressões for de adição ou de subtração, NÃO se pode somar as bases e manter um único expoente! Desenvolver cada potência, e depois somar ou subtrair! Espero ter ajudado!
Para somar potências de bases iguais e expoentes diferentes, deve-se colocar a maior potência possível em evidência.
Os expoentes só são adicionados quando se tem uma multiplicação de poderes com a mesma base, como vimos em lições anteriores. Então, como resolver essa soma de poderes com base e expoente iguais? Temos dois termos semelhantes, ou seja, adicionamos o número de vezes que x² aparece.
A forma mais simples de divisão de potências que você pode encontrar é a expressão ma ÷ mb, onde a e b são expoentes quaisquer. Para exemplificar como funciona uma divisão de potências, vamos dividir m8 por m2. Para começar, escreva a expressão. Subtraia o segundo expoente do primeiro.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.