Comece, a partir de hoje, deixando de lado essas desculpas que eu listo abaixo:
Quem não quer, arruma uma desculpa. Quem sente vontade, faz saudade virar encontro, faz cinema virar motel, faz o cansaço virar amasso, faz dias frios mais quentes. Quem quer te ver, não vai se lamentar, vai vestir a roupa mais próxima e sair com sorriso mais sincero ao teu encontro.
Assim, devemos utilizar desculpa quando a frase concorda com o pronome tu e desculpe quando a frase concorda com o pronome você, estando as duas formas corretas.
Muitas pessoas vivem arrumando uma “desculpa verdadeira” como forma de esconder o real motivo da situação ou de assumir a “meia culpa” por conta dos resultados não alcançados. Muitas delas ainda vivem remoendo o passado e se martirizando no presente.
Por isso, separei aqui um pequeno passo-a-passo para lidar com minha própria dificuldade de pedir desculpas.
Devemos sempre nos arrepender dos nossos pecados, pedir perdão e a misericórdia de Deus nos alcançará quando for de coração. ... Se você sabe que cometeu um pecado voluntário, muito mais porque são pecados que te levam a morte, se reiterados.
Perdoar é muito importante. Faz bem a mente e dá "paz no coração". O objetivo maior do perdão é trazer alívio e solução à pessoa que está sentindo raiva, ressentimento ou mágoa.
A perspectiva de desculpar-se enfraquece a sensação de que somos “boas pessoas”. Assim, pedir desculpas coloca um comportamento vergonhoso em evidência. Por isso, desculpar-se é uma ameaça à nossa autoimagem. Isto é, este fato explica porque pessoas com baixa autoestima tendem a ter mais dificuldade de pedir desculpas.
Quando erramos e pedimos perdão comunicamos às pessoas que nossa intenção não era falhar e que queremos melhorar. Isso gera confiança porque gera o compromisso de fazer o que é certo.
Quem perdoa mostra que ainda crê no amor. Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais. É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar...