Os anelídeos apresentam sistema digestório completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes.
O sistema digestório é completo: a boca está presente no primeiro segmento, e o ânus, no último. Apresentam também um papo, que armazena temporariamente o alimento, e uma moela, que o tritura. O intestino apresenta tiflossole, que são dobras que aumentam a superfície de absorção; Não pare agora...
Minhocultura é uma atividade onde se utilizam minhocas para conversão e transformação de resíduos orgânicos em húmus (húmus ou humo é a matéria orgânica depositada no solo, um excelente adubo na produção e qualidade dos vegetais, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos).
Com um minhocário você será capaz de transformar seu lixo orgânico (veja abaixo que nem todo lixo orgânico pode ir no seu minhocário) em adubo, separando ainda o adubo líquido do adubo sólido. O interessante é que existem modelos compactos, que ocupam pouco espaço, podendo ser mantidos em casa ou apartamento.
Cinco dicas para cuidar do seu minhocário no verão
O que pode e o que não pode colocar no minhocário
Coloque os ingredientes do húmus (estercos misturados ou não com até 50% de resíduos vegetais) no canteiro e deixe em repouso por 2 a 3 dias. Importante! - Não use esterco fresco. - Antes de adicionar o esterco no minhocário, faça uma pequena compostagem do mesmo durante 15 ou 20 dias (sob ± 25°C).
Proteja o local da chuva com telas plásticas apoiadas em suportes de arame, bambu ou madeira. Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição. Junte tudo para fazer uma compostagem.
Deposite o lixo orgânico na primeira caixa e depois cubra com matéria vegetal seca. Para cada parte de lixo úmido que for adicionando, acrescente lixo seco. A minhoca vai se alimentar da matéria orgânica e transformá-la em húmus. Quando a primeira caixa encher novamente, ela deverá trocar de lugar com a caixa do meio.
Aprenda a fazer uma composteira caseira