EQST

Como O Governo Portugus Costumava Justificar As Guerras Justas?

Como o Governo português costumava justificar as guerras justas?

A guerra justa foi a guerra contra os indígenas, autorizada pelo governo português ou seus representantes. ... A justificativa dos colonos português para cometer isso era alegar que os indígenas desrespeitavam a fé cristã.

Por que os padres jesuítas apoiavam as guerras justas?

Eram inferiores e teriam sido feitos por Deus para servirem aos superiores ou não atrapalharem. Os colonos viam as Guerras Justas como uma opção para adquirirem mão-de-obra e conseguirem assim, desenvolver suas atividades econômicas.

Porque surgiram conflitos entre colonos e padres?

(os colonos queriam escravizar,estuprar,exterminar,etc... já os jesuítas se comunicar com os índios,instruírem a se defender,jesuítas eram católicas,e tinham uma ética em defender os fracos,manter uma relação amistosa e ensinar,por isso eram odiados por outras elites,povos de interesses diferentes ...

Por que os jesuítas foram expulsos do Brasil?

Na colônia do Brasil, onde os jesuítas tinham colégios (missões), Pombal os acusou de apoiar os indígenas na resistência contra Portugal. ... Um atentado à vida do rei José, em 1758, deu a Pombal o pretexto para tirar poderes da nobreza e expulsar os jesuítas, que tinham amizade com os conspiradores.

O que fizeram os jesuítas no Brasil?

A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta. Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas.

Qual foi a principal dificuldade dos jesuítas para começar a catequizar os nativos?

Nas primeiras décadas da colonização, a enorme dificuldade para se obter mão de obra escrava africana motivou vários colonos a buscarem a força de trabalho compulsória dos índios.

Qual ordem religiosa atuou na catequização dos povos das Américas?

Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. ... Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial.

Qual foi a primeira ordem religiosa?

O primeiro grande codificador e fundador de uma ordem religiosa, a qual teve um imenso significado, sobretudo na Europa, foi São Bento de Núrsia, o qual fundou uma comunidade monástica masculina no Monte Cassino, que hoje se chama Ordem de São Bento (OSB).

Qual das alternativas abaixo explica melhor o que foi a Inquisição?

A - Foi um movimento político e cultural comandado pela Igreja Católica com objetivo de divulgar, de forma pacífica, os ideais católicos. Ela era formada por tribunais que julgavam e condenavam todas as pessoas consideradas uma ameaça às doutrinas católicas. ...

Quais as determinações da Igreja Católica na Contra-reforma?

Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc. Alguns dos princípios estabelecidos para a reforma da Igreja Católica foram debatidos durante o Concílio de Trento.

Quais foram as principais medidas tomadas pela Igreja Católica na Contra-reforma?

Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato eclesiástico, a reforma das ordens religiosas, a edição do catecismo tridentino, reformas e instituições de seminários e universidades, a supressão de abusos envolvendo indulgências e a adoção da Vulgata como tradução oficial da Bíblia ...

Quais são as principais medidas que caracterizaram a Reforma Católica ou Contrarreforma?

Resposta. Reafirmação dos dogmas da igreja, proibição de vendas de indulgencias, criação de seminários, criação da companhia de Jesus, reatribuição do tribunal do Santo Ofício.