Os costumes folclóricos da região incluem dança, seres misteriosos e festas marcantes. ... O maior exemplo de festa símbolo da região é o carnaval, que tem forte presença no Rio de Janeiro e em São Paulo, duas importantes cidades turísticas.
Outras danças da Região Sudeste
Lendas do folclore
LITERATURA AMAZÔNICA: SEUS MITOS E SUAS LENDAS
Com folclore próprio, as grandes atrações são o Carnaval de Manaus, o Festival Folclórico de Parintins, o Festival de Ciranda de Manacapuru, o Círio de Nazaré, em Belém, o Çairé (com Ç mesmo), em Santarém e as danças típicas, Marujada, Carimbó e Cirandas.
Folclore: conheça um pouco das lendas que fazem parte da cultura brasileira
A região norte é a das mais rica na criação de mitos no Brasil e uma de suas (e do país!) mais famosas lendas é a do boto. Acredita-se que esta fábula era utilizada por mães solteiras para disfarçar sua situação que, em épocas passadas, era considerada degradante. A expressão “filho de boto” vem dessa história.
Curupira
Folclore. A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo.
Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites. Nos contos dos pajés e caciques, Jaci de quando em quando descia à Terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu para lhe fazer companhia.
O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
A lenda surgiu nas primeiras civilizações indígenas. Depois de um tempo, passou a ser presente na cultura de lugares que ficavam aos arredores da floresta nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ainda hoje, a lenda é bastante viva em alguns desses lugares.
A lenda do saci surgiu, segundo os estudos, na região Sul do Brasil entre os índios guarani. Conta-se que, a princípio, era conhecida no idioma tupi-guarani como çaa cy perereg. A influência dessa lenda no Sul foi tão grande que ela não ficou reclusa ao Brasil e espalhou-se pelos países vizinhos.
No nosso folclore, a figura protetora dos ambientes florestais é o Curupira, chamado também de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros.
Comadre Fulozinha é uma criatura do folclore brasileiro. Seu nome deriva provavelmente da pronúncia regional de "Comadre Florzinha" ou "Comadre Fulozinha" e ela é muitas vezes confundida com a Caipora, sendo ambas consideradas uma variação da mesma lenda. Em alguns lugares, acredita-se que ambas sejam o mesmo ser.
Suas características físicas são bastante conhecidas, a lenda diz que o curupira é pequeno (alguns chamam-no de “anão”), tem os cabelos vermelhos como fogo, e seus pés são posicionados ao contrário, com os calcanhares para frente.
Quem é o Curupira? A figura mais controversa do Folclore Brasileiro — não se sabe ao certo se ele representa o bem ou o mal — é um molequinho de cabelos vermelhos, corpo peludo, dentes brilhantes e pés virados para trás, que enganam a quem o persegue, pois sempre apontam pegadas para o lado oposto.
O Saci Pererê
Já o famoso Curupira, popularmente conhecido pelo cabelo cor de fogo, remete aos tons vermelhos. O menino protetor das florestas pode servir de inspiração para dar um ar de integração e alegria às casas.
O boitatá é uma lenda do folclore brasileiro que fala de uma cobra de fogo com muitos olhos e que protege dos campos, sobretudo daqueles que tentam incendiar esses locais.
Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um menino negro agitado que perdeu a perna lutando capoeira. Também herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia européia um gorrinho vermelho.