Para isolar bem uma emenda, recomenda-se enrolar uma massa de fita isolante igual à espessura da isolação do próprio fio. Usar pouca fita pode levar à deterioração prematura dessa instalação, especialmente se os condutores não estiverem bem dimensionados e houver sobreaquecimento.
Em casos de emergência sempre funcionam, ou não… – usar fita durex ou fita crepe como se fosse fita isolante. É a solução para não acontecer um curto-circuito. Mas é um perigo enorme, pois essas fitas não são feitas para aguentar as tensões de energia elétrica.
Na verdade, ao utilizar a fita sobre um fio, cabo ou duto elétrico, o usuário precisa aplicar várias camadas da fita, uma sobre a outra, esticando o produto em torno de 30% ou 40% do seu comprimento original.
Use a mola interna dela para proteger o cabo do seu carregador. Para isso, basta prender a parte superior da mola logo no início do cabo e enrole o resto da mola no cabo. Isso vai evitar as frequentes quebras de fios internos que costumam acontecer justamente nas extremidades do fio.
A fita isolante é feita com base em materiais que não conduzem eletricidade, sendo fundamental para isolamento de fios e também segurar cabos de iluminação. Ela é encontrada em várias cores para facilitar a diferenciação em situações em que há muitos cabos juntos, tornando o processo ainda mais seguro.