Porta Lógica NOR A porta lógica NÃO OU (NOR) utiliza-se do operador de soma lógica e o de inversão. A saída é igual a 0 se pelo menos uma das entradas for 1. A saída é igual a 1 se nenhuma entrada for 1, todas forem zero.
Expressão lógica é uma expressão algébrica cujos operadores são os operadores lógicos e cujos operandos são relações (resultados de operações relacionais) e/ou variáveis do tipo lógico. O resultado de uma expressão lógica é sempre um valor lógico: VERDADEIRO ou FALSO.
A porta lógica AND (E) é um circuito lógico que possui ao menos duas entradas, e que fornece na saída o valor lógico 1 apenas quando todas as entradas também tiverem o nível lógico igual a 1 (alto). A expressão booleana para a operação lógica AND é indicada por um ponto .
Porta lógica AND (E) (também é chamada de conjunção lógica) é uma operação lógica em dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro somente se todos os operados tem um valor verdadeiro. ... A saída S será um bit em nível lógico baixo pois, 1 x 0 = 0, logo S = 0.
A função lógica E também conhecida pelo seu nome em inglês AND pode ser definida como aquela em que a saída será 1 se, e somente se, todas as variáveis de entrada forem 1.
Vários circuitos podem ser formados com esses dispositivos tais como circuitos de computadores eletrônicos, sistemas de chaveamento telefônico, dispositivos ou sistemas de controle em geral (elevador, display digital, etc), etc.
Operações Lógicas. As operações feitas a partir de proposições são chamadas de operações lógicas. Este tipo de operação segue as regras do chamado cálculo proposicional. As operações lógicas fundamentais são: negação, conjunção, disjunção, condicional e bicondicional.
A tabela verdade corresponde às saídas de um sistema para todas as combinações de entrada. Primeiramente temos que definir quantas combinações teremos nesta tabela. Como temos 3 entradas podemos definir este número da seguinte forma: 2^n -> onde n é o número de entradas do sistema.
Lembre que é a tabela verdade quem descreve o todo o funcionamento lógico de um circuito digital combinacional, ou todo o comportamento de uma equação lógica. Assim, a tabela verdade deve contemplar todas as possibilidades de entrada do circuito/equação e cada saída correspondente.
Representa todas as possíveis combinações lógicas de entrada e seus respectivos valores lógicos de saída, conforme a operação lógica. ...
O comportamento de um circuito seqüencial assíncrono depende da ordem segundo a qual as entradas mudam e o estado do circuito pode se alterar a qualquer tempo, como conseqüência de uma mudança de suas entradas.
Flip-Flop tipo D O flip-flop D ("data" ou dado, pois armazena o bit de entrada) possui uma entrada, que é ligada diretamente à saída quando o clock é mudado. Independentemente do valor atual da saída, ele irá assumir o valor 1 se D = 1 quando o clock for mudado ou o valor 0 se D = 0 quando o clock for mudado.
Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. ... Um circuito seqüencial, por sua vez, emprega elementos de armazenamento denominados latches e flip-flops, além de portas lógicas.
Ou seja, um circuito seqüencial precisa “armazenar” o estado presente. ... Um tipo de circuito semi-condutor que tem a capacidade para “armazenar” dados s˜ao os chamados flip-flops. Os flip-flops, além de armazenar os dados, podem “mudar de estado” mediante estımulo com sinal de entrada adequado.
O flip-flop pode ser utilizado para armazenar um bit, ou um digito binário de informação. A informação armazenada em um conjunto de flip-flops pode representar o estado de um sequenciador, o valor de um contador, um caractere ASCII em uma memória de um computador ou qualquer outra parte de uma informação.
A principal diferença entre um Latch e um Flip-Flop esta na maneira como ocorre a troca de estado, pois nos Latchs a troca ocorre de maneira assíncrona e nos Flip-Flops a troca é síncrona ou seja muda seu estado por ação de um pulso de disparo. Os Latch são mais utilizados como memoria, e os Flip-Flops como contadores.
Denominação latch é mais usada para circuitos simplificados. Termo Flip-flop usado para latches com relógio e circuito mais complexo. Tem a função de armazenar níveis lógicos temporariamente, funcionando como uma memória. É implementado a partir de portas lógicas, através de conexões de realimentação.
O sinal de clock é um trem de pulsos retangulares ou uma onda quadrada. Transição positiva (borda de subida): pulso do clock vai de 0 a 1. Transição negativa (borda de descida): pulso do clock vai de 1 a 0.
A diferença básica entre um Flip-Flop assíncrono e um síncrono é que no Síncronos- todos os FFs são comandados pela mesma forma de onda de sincronização e no Assíncronos- não tem sincronismo de relógio, são também chamados Circuitos Seqüenciais “Modo Nível” ou “Modo fundamental”.
Os contadores podem ser SÍNCRONOS, quando existe um sinal de clock único externo aplicado a todos os estágios ao mesmo tempo. Os contadores também podem ser ASSÍNCRONOS, quando existe o sinal de clock aplicado apenas ao primeiro estágio. ... Por exemplo, um contador de módulo 8 é um contador que pode contar até 8.
4 resposta(s) - Contém resposta de Especialista. Os estados em que essas entradas não podem ocorrer são os estados de circuito sequencial. Além disso, esse estado, por estar em sequência, não diferencia a lógica positiva da negativa. O flip-flop SR é composto por duas entradas, S (set) e R (reset), além do clock.
A sequência correta dos valores a serem obtidos na saída Q do flip-flop “JK” é a seguinte: Q t ; 1; ~Q t ; 0.
⇒São necessárias 2 variáveis para representar 4 estados. Eventualmente pode-se utilizar a codificação “one hot”, onde a cada estado é associado um flip-flop diferente. )t+1 zt Page 20 Designação dos Estados • Os nomes dos estados (letras) são substituídos na tabela de estados pela codificação escolhida para eles.
No primeiro caso temos uma transformação de um flip-flop tipo D em flip-flop tipo T, bastando para isso que a saída complementar /Q seja ligada à entrada D, realimentando o circuito.
Os latches têm dois níveis de sinais de entrada e são utilizados na construção de flip-flops mais complexos. Qual das alternativas a seguir apresenta a tabela de transição de estados correta para o latch RS? Escolha uma: a. b. c. d. e.