EQST

Como Contabilizar Restos A Pagar?

Como contabilizar restos a pagar?

Caso a despesa empenhada não seja paga até 31 de dezembro esta será inscrita em restos a pagar. Os restos a pagar são classificados como processados e não processados. Os processados decorrem das despesas empenhadas e liquidadas, mas que, até 31 de dezembro, não foram pagar.

O que é exercício anterior ativo?

MAIS DE 90 SITUAÇÕES DEFINEM OS “EXERCÍCIOS ANTERIORES” Entre alguns dos casos mais comuns estão: Auxílio Pré-Escolar, Adicional de Insalubridade, Revisão de Pensão, Auxílio Natalidade, Reenquadramento, Substituição, Anistia, Diferença de Vencimento, entre outros casos.

Como corrigir erros de lançamentos contabeis?

ESTORNOS E RETIFICAÇÕES DE LANÇAMENTOS. Os erros de escrituração devem ser corrigidos mediante retificação de lançamento através de estorno, complementação e transferência. Estorno: é utilizado quando ocorre a duplicidade de um mesmo lançamento contábil ou por erro de lançamento da conta debitada ou da conta creditada.

Como contabilizar parcelamento de exercícios anteriores?

A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.

Como lançar o parcelamento do Simples Nacional na contabilidade?

Como contabilizar o parcelamento do Simples Nacional?

  1. 1 - Acesse o menu ARQUIVOS, e clique em IMPOSTOS;
  2. 2 - Localize o imposto '44-Simples Nacional', na guia CONTABILIDADE;
  3. 3 - Na subguia PARCELAMENTO, preencha os quadros CONTA, JUROS, MULTA e ENCARGOS/HONORÁRIOS com as contas contábeis e históricos;
  4. 4 - Na guia PAGAMENTOS, preencha o quadro PARCELAMENTO;

Como apropriar juros de parcelamento?

Se os juros e multas estiverem provisionados em conta redutora do parcelamento, você faz a apropriação contra a despesa, e baixa o principal contra o caixa. Se não estiver provisionado os juros e a multa, você faz o lançamento diretamente na despesa c/ juros e multas do valor.

Como lançar parcelamento INSS na contabilidade?

A maneira mais adequada é primeiramente contabilizar o montante da dívida em conta específica no Passivo, retirando este saldo da conta de INSS a Recolher.

Como contabilizar confissão de dívida?

As parcelas baixadas pela confissão de dívida são contabilizadas da mesma forma que as parcelas pagas com receita "Dinheiro" e não participam da movimentação financeira. Desta forma, elas geram a necessidade de realizar movimentações contábeis manuais para incluir os valores na conta contábil desejada.

Como contabilizar despesas com IPVA?

Entendemos que o IPVA é uma despesa antecipada paga no início de cada ano, mas que corresponde aos 12 (doze) meses do ano de referência, assim, deverá ser registrado em conta de despesa antecipada do grupo do "Ativo Circulante (AC)" (IPVA a Apropriar - AC, por exemplo) para, mensalmente, ser apropriada como despesa ...

Como contabilizar juros Selic?

O valor dos juros calculados com base na taxa SELIC para títulos federais acumulada mensalmente serão registrados em conta de resultado que pode ser intitulada como juros ativos, tendo como contrapartida a conta que registra o crédito a compensar.

Como contabilizar compensação por Perdcomp?

Os recolhimentos de impostos por pagamentos, indevido ou a maior, devem ser contabilizados em um grupo do Ativo no Plano de Contas denominado "Impostos a recuperar". À medida que as compensações forem sendo efetuadas, você deve proceder com a baixa dos valores compensados.

Como contabilizar IRPJ a compensar?

Se o montante pago a título de estimativa for superior ao devido, transfere-se somente o valor suficiente para compensar o IRPJ e CSLL devidos, e o saldo do IRPJ e CSLL por estimativa serão transferidos para “IRPJ a Compensar” e “CSLL a Compensar”.

O que são impostos a recuperar?

Refere-se a tributos retidos ou recolhidos, inclusive no caso de recolhimento indevido ou a maior, os quais a pessoa jurídica pretende recuperar mediante compensação com tributos da mesma natureza.

Onde fica impostos a recuperar no balanço patrimonial?

A conta impostos a recuperar só irá existir no Balanço Patrimonial caso o valor dos impostos a recuperar sejam maiores do que os impostos a recolher (mais compras do que vendas, o que raramente acontece).

Como funciona o ICMS a recuperar?

Para ter direito ao benefício é preciso um trabalho de análise tributário e fiscal, a fim de identificar inconsistências no pagamento do ICMS. Depois de constatar todas as incidências de crédito, é feito um pedido de recuperação aos órgãos responsáveis.

Como é contabilizado o registro do imposto?

Relatório de Apuração de Impostos

  • Acesse Consultas e Relatórios/Fiscal/Apuração de Impostos.
  • Informe o período de apuração e o tributo a ser apurado. Exemplo: ICMS. São apresentadas todas as notas faturadas, o imposto devido, as retenções nas vendas, as compras, os créditos, o valor líquido a pagar ou a crédito.

Como fazer compensação de Imposto de Renda?

A compensação do IRRF Relativo a Juros sobre Capital Próprio e do IRRF Incidente sobre Pagamento Efetuado a Cooperativas será efetuada por meio da Declaração de Compensação gerada a partir do Programa PER/DCOMP ou, na impossibilidade de sua utilização, mediante a apresentação do formulário Declaração de Compensação, ao ...

O que são as contas de compensação?

O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.

Quais são as contas de compensação do ativo?

As contas de Compensação são utilizadas exclusivamente para controle, sem fazer parte do Patrimônio, as contas estão alocadas no ATIVO e no PASSIVO e englobam o sistema patrimonial.

Como classificar as contas de compensação no plano referencial?

Como no Plano de Contas Referencial não há as contas de compensação, a única saída é não as relacionar. Não haverá problemas de saldos porque as contas de compensação ativas e passivas de "remessas para consertos" têm saldo idêntico e também não fazem parte das contas patrimoniais e nem de resultado.

O que é um ativo compensado?

O Ativo Compensado compreende as contas que registram os atos praticados pela administração pública, ou mesmo alheios à administração, os quais não modificam de imediato o Patrimônio do Estado.