Descrição. Um dos símbolos mais importantes da Páscoa, o Círio Pascal representa a "Luz do mundo" que emana de Cristo ressuscitado! Acenda a Vela Pascal da Família somente quando estiverem reunidos, reúna sua família pelo menos uma vez por semana rezando pelas famílias de todo o mundo.
Em 1793, o Círio de Nazaré foi instituído como celebração anual em Belém. No início, a procissão era realizada à noite, daí o uso dos círios, ou velas (a palavra “círio” vem do latim e significa “vela grande”).
Foto: Iphan/Luiz Braga. O Círio foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em dezembro de 2013. Foto: Iphan/Luiz Braga. O Círio de Nazaré é um símbolo da forte religiosidade presente na cultura paraense.
Confira o que funciona em Belém no Recírio
8 de setembro de 1793
Celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa, herdada dos colonizadores portugueses - em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro na vila de Nazaré.
Os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as redes com uma quantidade abundante de peixes. No local foi criado um pequeno altar como forma de agradecimento a Nossa Senhora pelo seu primeiro milagre. Nascia ali uma devoção à santa, nomeada Nossa Senhora Aparecida.
A devoção cristã a Maria mostra claros sinais no início do século II e antecede o surgimento de um sistema específico litúrgico mariano no século V, após o Primeiro Concílio de Éfeso em 431. O próprio conselho foi realizado em uma igreja que havia sido dedicada a Maria cerca de cem anos antes.
Cerca de 15 anos apenas, ou menos. Talvez 14 ou 13. É por isso que a gravidez dela foi escandalosa. O casamento com José estava arranjado, mas ainda não consumado pois ela era muito jovem.