Como é feito o diagnóstico O diagnóstico da brucelose é feito com o objetivo de isolar e identificar a bactéria causadora da doença, por meio da cultura de sangue, medula óssea, tecidos ou secreção. Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames sorológicos ou moleculares para confirmar a doença.
Os testes diagnósticos aprovados pelo MAPA no PNCEBT para o diagnóstico de brucelose são o teste com antígeno acidificado tamponado e o teste do anel em leite, como provas de rotina; e os testes do 2- mercaptoetanol e de fixação de complemento, como testes confirmatórios.
Segundo o artigo 1º, da Lei 569/48, “abate sanitário” é o procedimento de defesa sanitária animal mediante o qual a administração pública, para salvaguardar a saúde pública, ou por interesse da defesa sanitária animal, realiza o sacrifício de animais doentes, cabendo, via de regra, ao respectivo produtor rural, ...
Entende-se por manejo sanitário, um conjunto de medidas cuja finalidade é proporcionar aos animais ótimas condições de saúde. ... Deve-se tratar o animal corretamente, com ajuda de um profissional, mas o certo é adotar o máximo possível de práticas preventivas no seu rebanho.
Qual é o calendário vacinal bovinos?
No Brasil existem três tipos de vacinas que são obrigatórias para bovinos de corte. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) os produtores devem vacinar o gado contra as doenças da febre aftosa, raiva e brucelose.
Vacina bivalente contra a febre aftosa.
São realizadas campanhas de vacinação em duas etapas: - Maio (01 a 31/05): todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados; - Novembro (01 a 30/11): são vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses.
Segundo Rezende, a regra é fechar a porteira dianteira do tronco de contenção, segurar o animal com a pescoceira e, só então, aplicar a vacina. Em casos extremos, pode ser feita ainda a contenção traseira do animal.
Dose da vacina contra febre aftosa passa de 5 para 2 ml.