O calor seco é um método eficiente de esterilização, quando normas e técnicas corretas forem seguidas. Meio mais utilizado atualmente em odontologia; * 2 Horas para 160 °C (mais recomendado por afetar menos os instrumentos e materiais submetidos à esterilização). ...
O forno de Pasteur tem restrição a esterilização de óleos, de alguns pós, de instrumentos cirúrgicos de vidrarias. Não serve para esterilizar algodão, lã, plásticos, nem pode ser usado quando houver presença de água nem produto, mesmo que seja água de cristalização.
Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas.
A presença do termômetro no orifício superior das estufas é de fundamental importância para o controle da temperatura interna do aparelho, garantindo que o ciclo da esterilização seja completado sem interferência, proporcionando a esterilização dos materiais3.
O procedimento de descontaminação é feito através da fricção do instrumental auxiliada por esponja ou escova embebida em álcool etílico a 70% durante 10 minutos por três vezes, totalizando 30 minutos.