Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.
Quanto à disposição dos átomos de carbono Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.
Desta forma, o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química. ... O átomo de carbono se liga a hidrogênio e, a outros elementos comuns em compostos orgânicos como o oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S), halogênios (Cl, Br, F, I), etc.
O linalol é uma substância isolada do óleo de alfazema e possui a seguinte fórmula estrutural: OH. H3C – C = CH – CH2 – CH2 – C – CH = CH2.
a) uma cadeia saturada contém ligações duplas entre carbono e carbono. b) uma cadeia heterogênea apresenta um átomo diferente do átomo de carbono ligado pelo menos a dois carbonos. c) uma cadeia normal apresenta cadeia com ramificações. ... h) uma cadeia que apresenta uma ligação tripla entre carbonos é dita insaturada.
Alifática(sem ciclos), Normal ( não ramificada), Saturada( não possui duas ou três ligações entre carbonos), e Heterogênea( possui outro átomo alem do carbono).
Cadeia é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos: Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias.