O processo de logística reversa de pneus inclui o gerenciamento das seguintes etapas: coleta, armazenagem, manuseio e movimentação ainda no gerador de resíduos. Além da coleta e transporte, movimentação e armazenagem na indústria de reciclagem. Para implantar o sistema a empresa deve planejar minuciosamente.
Descarte incorreto Assim como o isopor, o pneu ocupa grande espaço em lixões e pode servir de criadouro para insetos transmissores de doenças, especialmente a dengue. Se jogado em rios, pode obstruir a passagem da água e facilitar o risco de enchentes.
Ecoponto
5 empresas que são exemplos de logística reversa
A logística reversa é um sistema obrigatório para várias empresas que fabricam, importam ou comercializam alguns produtos, como: pilhas e baterias, pneus e embalagens de agrotóxicos.
A PNRS destaca os seguintes produtos que devem estar integrados aos sistemas de logística reversa: I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso; II - pilhas e baterias; III - pneus; IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; V ...
O que é logística reversa: conceito A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. ... É aí que aparece a logística reversa.
Para tanto, as certificadoras possuem o desafio de comprovar o processo de reciclagem e, no geral, existem três mecanismos para realizar a logística reversa. São eles: os Pontos de Entrega Voluntário (PEV's), Compensação Ambiental e Doação.
A logística reversa atribui ao agente econômico que introduziu o produto no mercado a responsabilidade de promover o retorno desse produto, agora em forma de resíduo, a si próprio, para dar uma destinação final ambientalmente adequada.
O objetivo principal da logística reversa é a gestão e a distribuição do material descartado tornando possível o retorno de bens ou materiais constituintes ao ciclo produtivo agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização ao negócio.
A operação da logística reversa se baseia em três pilares: cliente, operador logístico e o comerciante/ fabricante. O operador logístico é o elo forte deste pilar e, dentro deste cenário, pode oferecer dois tipos de serviço: Logística Reversa domiciliar e Logística Reversa simultânea domiciliar.
A logística reversa é uma área que se responsabiliza por gerenciar o fluxo físico de produtos, desde o ponto de consumo até seu local de origem. A logística reversa é uma área da logística empresarial que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo.
A Logística Reversa também conhecida pelo Logística Inversa, é uma área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, onde se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada com o intuito de colaborar para a preservação ambiental.
É o processo logístico reverso no qual a postagem da encomenda para devolução é realizada pelo consumidor nas agências dos Correios. No momento da postagem, o remetente da encomenda informa ao atendente da agência o Código de Autorização de Postagem (E-ticket) fornecido pela contratante para utilização do serviço.
O código de autorização de postagem permite que objetos sejam postados com a autorização do destinatário, que realiza o pagamento pelo serviço.
Veja como é simples:
Como embalar sua encomenda corretamente Para que as mercadorias sejam acondicionados da forma correta é possível usar caixas de papelão, de metal e também envelopes. Observe se a embalagem não é muito maior do que o item, evitando que você pague um valor mais alto desnecessariamente.
Sempre que envia canecas, copos ou vasos pelo correio, é importante preencher o espaço interno com material de amortecimento para garantir que não se quebrem durante o transporte. Recomendamos que utilize jornal, plástico-bolha ou mesmo folhas de espuma para tal finalidade.
Linha Básica
Para preparar seu pacote, use uma embalagem que seja proporcional ao tamanho do produto e certifique-se que seja de material resistente para evitar danos. Para produtos de formato esférico ou cilíndrico, use caixas quadradas ou retangulares que não ultrapassem os 70 cm em algum dos lados.
Como ativar o Mercado Envios do Mercado Livre?
Como usar Mercado Livre Envios e economizar nas tarifas dos Correios