– A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. – A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. – O procedimento leva em torno de 90 minutos.
Os requisitos para fazer uma doação de medula óssea são: ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doenças infecciosas ou incapacitantes, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Você pode doar médula óssea nos postos fixos do Hemocentro ou nas coletas de equipes móveis:
O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e uma doação de plaquetas é de 56 dias; entre plaquetas e sangue, 72 horas.
Quem usa piercing não pode fazer doação. As pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para doarem sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, esse prazo é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus na hora da tatuagem.
Não é verdade: ter uma tattoo não é um impeditivo. A restrição vale só para os 12 meses seguintes depois de estampar a pele. Passado esse período, o doador tatuado está apto a ir ao banco de sangue e fazer a sua parte, desde que siga os pré-requisitos para doar sangue.
Intervalo entre doações: Mulher intervalo de 3 meses, homens intervalo de 2 meses; Tatuagem/Piercing: 12 meses após a realização. (Incluindo micropigmentação de sobrancelha e maquiagem definitiva);
Quem tem piercing e/ou tatuagem não pode doar Apenas pessoas com piercing na boca não podem doar sangue pois a boca está mais receptiva a infecções. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e outros processos com perfuração da pele devem esperar 12 meses para voltar a doar sangue.