Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:
Figuras
Deve-se, portanto, inserir as ilustrações próximo ao trecho do texto a que se referem. As normas ABNT classificam como ilustrações imagens de diversas formas, como desenhos, fluxogramas, gráficos, organogramas, mapas, fotografias, figuras ou quadros.
Como referenciar imagens nas normas ABNT
O formato padrão de colocar fonte em imagens retiradas da internet, seguindo as normas ABNT é o seguinte:
Um gráfico, segundo as normas da ABNT, deve ter a legenda (quando essa for necessária) redigida na fonte Times New Roman ou Arial com tamanho inferior a 12. Isso porque o texto associado aos gráficos deve estar em uma dessas fontes com tamanho 12. No entanto, a norma não especifica qual é o tamanho da fonte.
Deve ter título e escala, para ser interpretados sem necessidade de esclarecimentos adicionais no texto; • O título do gráfico pode ser escrito em cima ou abaixo do gráfico, em trabalhos científicos é comum estar abaixo da figura; • No eixo das abscissas, a escala cresce da esquerda para direita e é escrita embaixo do ...
Título: apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações ou alguma transformação para ela; ... Fonte de pesquisa: site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a construção do gráfico.
Logo são requisitos básicos de um gráfico: simplicidade e clareza. Em trabalhos científicos a finalidade principal dos gráficos é evidenciar informações. Embora as regras para construção dos gráficos não sejam tão rigorosas como as de tabelas, a preocupação com a exatidão na sua representação deve ser iminente.
Elementos da tabela
A eixo horizontal (categoria), também conhecida como eixo x, de um gráfico exibe rótulos de texto em vez de intervalos numéricos, e fornece menos opções de escala em comparação com as disponíveis para um eixo vertical (valor), também conhecido como o eixo y do gráfico.