[INFOGRÁFICO] Descubra como aplicar planejamento estratégico na saúde
Na enfermagem o instrumento de planejamento mais utilizado é o Planejamento Estratégico Situacional (PES), voltado para resolução de problemas, aquilo que o profissional (ator) detecta na realidade e confronta com um padrão que considera inadequado ou intolerável que o estimula a enfrentá-lo, visando a promoção de ...
Foi uma lei criada pelo ministério da saúde em 1990, por meio dela as ações de saúde passaram a ser regulamentadas em todo território nacional. A participação da iniciativa privada no SUS é aceita em caráter complementar com prioridade das entidades filantrópicas sobre as privadas lucrativas.
O Plano de Saúde é um instrumento de gestão que consolida, em cada esfera de governo, o processo de planejamento na área da saúde para um período de quatro anos, compondo a base das atividades e da programação de cada nível de gestão do SUS.
O Plano de Saúde é composto por duas etapas: análise situacional e elaboração de objetivos, diretrizes, metas e indicadores. O planejamento no setor de saúde se configura como um relevante mecanismo de gestão que visa orientar o processo de consolidação do SUS.
A seguir são explicados os dois momentos de elaboração: a Análise Situacional e a Formulação de Objetivos, Diretrizes e Metas. Para iniciar a elaboração do Plano de Saúde é fundamental realizar uma análise situacional do município, que pode ser realizada de diversas maneiras.
Sua elaboração inicia no ano em curso, para execução no ano subsequente. Ações resultam em produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. As ações são instrumentos de programação que visam combater as causas do problema que originou o programa.
A capa do plano municipal deve conter o logo do município, nome do município, título “Plano Municipal de Assistência Social”, período de execução, mês e ano da escrita do plano. completo da Prefeitura, Telefone, Fax, E-mail e site.
O Termo de Compromisso de Gestão (TCG) é um documento com periodicidade anual que mostra o cumprimento dos compromissos do CETEM pactuados com o MCTI, por meio dos vários indicadores.
O Plano Municipal de Assistência Social - PMAS 2018-2021 é um instrumento de planejamento e gestão da Política Municipal de Assistência Social.
O Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social na perspectiva do SUAS.
Muitas são as atribuições e competências do Conselho Municipal de Assistência Social, mas devemos considerar que, seus objetivos devem fomentar e qualificar a participação dos representantes da sociedade civil e do poder público em defesa dos princípios democráticos; primar pela transparência nas análises e no processo ...
O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.