Explicar a proposta, incentivar o aluno para experimentar, trazer informações, mostrar as possibilidades e deixar o aluno criar. Documentar o suporte(papel, caixa, sucata, tela) que será utilizado com logo da escola, nome da criança, tema e técnica. Caso o suporte seja a parede de azulejos, o chão, etc.
A organização dos espaços deve prever a disponibilidade de materiais e objetos para as crianças possam fazer suas escolhas de acordo com seus interesses. Sabe-se ainda que essa organização deverá prever a expressão da criança através das diversas linguagens, respeitando a diversidade.
Para Frago, o tempo e o espaço são organizadores que conformam e definem a cultura escolar.
A organização do espaço da sala de aula reflete a ação pedagógica do professor, pelo que ele deve avaliar o seu próprio estilo de ensino: se gosta de ver todos os alunos ao mesmo tempo, se vai usar atividades em pequenos grupos, se vai lecionar com exposição a maior parte do tempo, ou outras formas.
A estrutura do espaço geográfico, isto é, a organização do espaço humanizado, para ser compreendida e analisada requer conhecimento das várias atividades econômicas desenvolvidas pelos setores sociais, das políticas governamentais e dos movimentos sociais.
Na Geografia, um dos principais objetos de estudo é o espaço geográfico. É nele que a sociedade se organiza, segundo distintos fatores. A organização do espaço acontece de maneira diferente, em razão das diferentes necessidades, momentos históricos, civilização, cultura, intenções, significados e inúmeros outros.
A organização do ambiente escolar reflete a “alma” da instituição e o compromisso com os estudantes. As paredes e demais elementos indicam: o aluno é um sujeito ativo e principal ator na produção e apropriação do conhecimento ou, pelo contrário, é um receptor passivo das informações.
A proposta pedagógica precisa estar presente em todos os ambientes escolares
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.
Para começar, vale conhecer conceitualmente o que é espaço escolar, que consiste no local onde são realizadas as atividades, também referente ao mobiliário, objetos de decoração e recursos didáticos. Já o termo “ambiente” se trata de uma abordagem mais ampla.