Peteca de palha de bananeira
Como fazer
Estratégias e recursos da aula Os alunos amassarão as folhas de jornal e colocarão no meio do TNT. Depois de colocado o jornal no TNT, todos envolverão o jornal com o TNT, puxando suas pontas para cima. Em seqüência os alunos torcerão o TNT para que o jornal fique bem firme e será colocada uma fita crepe para prender.
Descubra como fazer uma peteca usando palha de banana
NÃO SE SABE EXATAMENTE QUANDO A PETECA SURGIU, MAS SABE- SE QUE DESDE ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS; SENDO PORTANTO, INVENTADA NO BRASIL. NAQUELA ÉPOCA ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA PARA GANHO DE AQUECIMENTO CORPORAL DURANTE O INVERNO.
DATA DE SUA CRIAÇÃO. Assim como já relatamos um pouco mais acima, a bola foi criada por volta de 2500 a 3000 a.C e a mesma fazia parte de um jogo denominado de "Tsu Chu", que foi o precursor do futebol. A diversas bolas já criadas.
De origem Romana, a amarelinha surgiu de uma adaptação do treinamento dos soldados, mas quem trouxe a brincadeira para o Brasil, foram os Portugueses. O nome “amarelinha” é uma interpretação incorreta da palavra de origem francesa “Marelle”, que se refere à pedrinha usada para marcar as casas do jogo.
Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.
O Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação motora. Tais características fizeram da recreação um desporto. ... O surgimento da prática esportiva é datada da década de 1970 nos Estados Unidos.
A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata ou avião.
Brincadeira: Amarelinha
Regras
Lembre-se: o jogador só pode colocar os dois pés no chão quando há uma casa ao lado da outra, com exceção do caracol (ver no final do artigo). Quando o jogador chegar no Céu, coloca os dois pés no chão. Em seguida, volta pulando todo o trajeto, até a casa número anterior à pedra.
Para fazer a amarelinha você pode utilizar giz, graveto ou caco de telha para desenhar as linhas na terra ou no cimento. Faça um semicírculo e escreva “TERRA”, depois basta desenhar e numerar os quadrados de 1 a 9 e fazer outro semicírculo e escrever “CÉU”.