Por que eu preciso respeitar quem não segue a norma-padrão? ... Porque não existe erro de português, existem diferenças de uso ou alternativas de uso em relação à norma-padrão; Porque nem todas as pessoas têm acesso ao ensino da norma-padrão.
A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes.
Resposta. As variações linguísticas dizem respeito a algumas variantes da língua. ... As reinvenções envolvem vários aspectos históricos, culturais, sociais e geográficos, estamos falando das variações linguísticas; no Brasil essas variações encontramos por exemplo a linguagem regional.
Variações históricas (diacrônicas) As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.
Resposta: Nordestinos,visto que o nordeste é uma das regiões mais pobres do Brasil, é a que mais sofre preconceito linguístico.
Introdução. Uma análise superficial do termo preconceito linguístico sugere que sua origem pode ter acontecido no uso da própria língua, ou seja, a partir da interação verbal entre um escritor/falante com um leitor/ouvinte. ... Tal diferenciação sugere as formas como o preconceito pode se originar nos indivíduos.
O preconceito linguístico é geralmente causado pela ideia de que existe apenas uma única língua correta e isso colabora significativamente para a prática da exclusão social.
NJSR: Quais seriam as origens do preconceito? Denise Carvalho: O preconceito começou como consequência da escravidão, porque os negros eram considerados, até pelos mais estudiosos da época, seres inferiores, associados a animais e desprovidos de inteligência.
Dentre os tipos de preconceito que existem na nossa sociedade, são comuns os preconceitos contra condição social, nacionalidade ou origem, orientação sexual, identidade de gênero, etnia, raça e maneira de falar. A origem do preconceito está nos valores, ideologias, interesses ou crenças de um determinado grupo social.
Em geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, um estereótipo, do tipo "todos os alemães são prepotentes", "todos os americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios", "todos os baianos são preguiçosos", "todos os paulistas são metidos", etc.
O preconceito é a prova da falta de informação de uma pessoa, pois para quem se informa é fácil saber que todos nós somos formados de uma mistura de etnias, sem contar também que não importa a cor da pele, nem as condições financeiras, nem que tipo de música ou que estilo seja a pessoa.
A discriminação decorre do preconceito, fazendo com que determinados segmentos, grupos ou atividades sejam excluídos ou estigmatizados. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma forma corriqueira de discriminação é aquela referente ao nível social, à raça, religião, opção sexual.