Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. O papel do filósofo é questionar sobre tudo o que acontece a suavolta e nunca pensar que já sabe de tudo, ele consiste em procurar a clareza e a verdade.
A colaboração da filosofia para o mundo atual é fruto de uma série de evoluções sociais que ocorreram desde o primeiro contato humano. O modo de pensar e a resposta a esses pensamentos sempre foi o foco de questionamento da filosofia, que, em todos os momentos, propõe teorias sobre a existência.
De acordo com o texto de Platão, o papel do filósofo no mundo contemporâneo está associado a capacidade dos indivíduos em pensarem "fora da caixa", ou seja, serem capazes de pensar por conta própria, formar a própria opinião.
De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.