As atividades físicas mais difundidas eram: Corridas; Equitação; Caça;Natação; e Luta. As atividades físicas: natação, navegação e a pesca, se confundiam com as próprias necessidades do povo; A ginástica médica e as manobras de massoterapia constituem evidente influência das civilizações chinesa e hindú.
Mas o curso de Educação Física não se resume à prática de esportes. ... Quem opta por esta graduação tem que estudar sobre o corpo humano, sua anatomia, a biomecânica dos movimentos corporais e os efeitos que a prática de exercícios físicos exerce no organismo.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. ... Nesse período, as práticas corporais visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto.
Os homens primitivos utilizavam os movimentos corporais para atacar e conseguir dominar a presa para a sua alimentação, para se defender dos perigos e até para dominar os seus inimigos. Além disso, utilizava movimentos para se defender de todas as situações adversas que colocava em risco a sua sobrevivência.
"A importância das manifestações próprias referentes às práticas corporais deve ser destacada. De fato, para a realização de qualquer prática corporal, não é necessário a realização de nada além da atividade física em si. ... Todas as práticas corporais podem ser utilizadas para quaisquer finalidades.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.