Dessa forma, para reproduzirmos o campo harmônico de Dó maior, faremos da seguinte maneira:
Campo harmônico é um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala. Tome como exemplo a escala de dó maior: C, D, E, F, G, A, B.
Escolha o acorde que deseja clicando em “Criar Cifra” e vá em “Dicionário”. Defina no documento, uma maneira de fazer o acorde e aperte “CTRL+D” para visualizar outras formas. Salve suas cifras no formato . RTF e abra em um editor, como por exemplo, Microsoft Word para então imprimi-las.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra....Então, ficará assim:
ERA UMA VEZ – UM TOM ACIMA Basta então montar o campo harmônico de sol e pegar os acordes que representem os mesmo graus musicais. No refrão da música, foram utilizados os acordes de número 4, 5 e 6. No campo harmônico de Sol, para tocar o refrão, pegue o 4º, 5 e 6º acorde e pronto!১৩ ডিসেম্বর, ২০১৭
Temos o acorde de G, se queremos diminuir em um tom, então teremos acorde o acorde de F, seguindo a escala cromática que usamos como base. Assim, teremos a sequência: Gm7, Eb, Bb e F. Então, o trecho da música que antes tinha a sequência Am7 – F9 – C – G agora terá a sequência Gm7 – Eb9 – Bb – F.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.