Descomplicando, o Manual deve ser fiel à sua rotina de trabalho, englobando pelo menos:
Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
Segundo a RDC 216/2004, Manual de Boas Práticas é o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle ...
O Manual de Boas Práticas Farmacêuticas (MBPF) é um documento que reflete a política da empresa, sua missão, visão e valores; estabelece os critérios e as normas que devem ser observados a fim de nortear os seus procedimentos, processos, serviços e atividades, do ponto de vista técnico e sanitário.
As Boas Práticas em Farmácia representam um meio de fazer cumprir a obrigação do profissional farmacêutico de garantir o fornecimento de produtos e serviços para a saúde com qualidade e segurança.
O farmacêutico tem a obrigação de avaliar a receita, quanto: legibilidade e ausência de rasuras e emendas; identificação do usuário, identificação do medicamento, concentração, dosagem, forma farmacêutica e quantidade; modo de usar ou posologia; duração do tratamento; local e data da emissão; assinatura e identificação ...
É permitida, às farmácias e drogarias, a comercialização de medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro.
O que não é permitido vender em drogaria?
Então, por exemplo: termômetros; testes glicêmicos; cosméticos; artigos de higiene pessoal e perfumes; alimentos para fins especiais; produtos para saúde; plantas medicinais; chás naturais e drogas vegetais são uma pequena parte dos produtos correlatos que estão autorizados a serem vendidos em farmácias.
A vigilância sanitária tem como uma de suas funções o acompanhamento e a avaliação do uso de medicamentos, conforme uma perspectiva de obtenção de resultados concretos e de melhorias da qualidade de vida da sociedade.
O QUE O CRF-SP pode e O QUE NÃO PODE FAZER? Fiscalizar o exercício da profissão (obrigação legal); Exigir que os farmacêuticos atuem de forma ética (obrigação legal); ... Exigir que o farmacêutico cumpra a legislação sanitária e profissional, conforme previsto no código de ética.
Farmacêutico Fiscal Possuir diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia.
Em destaque, esta Lei diz que somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) será permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no País. Portanto, o profissional de Farmácia, para o exercício de sua profissão, é obrigado ao registro no CRF da respectiva jurisdição.
Fale Conosco
Para que se possa acessar o Atendimento Eletrônico do CRF-SP é necessário o cadastro do Usuário por meio do endereço eletrônico https://ecat.crfsp.org.br/.
Para tal, deve acessar o site: http://cnes.datasus.gov.br/. a. Verificar o nível de atenção, (básica ou especializada), do estabelecimento em que o farmacêutico está cadastrado.
- Protocolar pessoalmente ou enviar o formulário juntamente com a carteira marrom e a cédula profissional para o CRF/MG até o dia 31 de março de 2018; - Solicitar a isenção da anuidade pelo email [email protected]crfmg.org.br; - Aguardar o retorno do CRF/MG confirmando o cancelamento.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - CRF-SP é uma autarquia federal criada pela Lei nº 3.