Novembro Azul é uma campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.
No Brasil, o pioneiro adotar a campanha e nomeá-la de Novembro Azul foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, com objetivo de quebrar o preconceito do homem de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
É justamente para combater esse tabu que foi criado o Novembro Azul, uma forma de ampliar o debate que antes ficava mais concentrado no dia 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate do Câncer de Próstata.
No entanto, o câncer de próstata só foi identificado em 1853, pelo cirurgião J. Adams. A princípio, foi considerado como uma doença rara, provavelmente por causa da baixa expectativa de vida daqueles diagnosticados com o mal e pela própria dificuldade de diagnóstico no século XIX.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:
O desenvolvimento do câncer de próstata pode estar ligado ao aumento das taxas de determinados hormônios. Níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos, como a testosterona) promovem o crescimento celular da próstata e podem contribuir para o risco de câncer de próstata em alguns homens.