O fogo era indispensável para garantir a continuidade da existência destes grupos de primatas nômades e, desta forma, era alvo de disputas sangrentas entre outros grupos.
A guerra do Fogo tem como enredo a briga entre dois grupos de homínidios que tinham hábitos diferentes de vida por não estarem na mesma fase de evolução. É evidente que por se passar na pré-história o filme não apresenta diálogos.
É possível perceber que existem quatro grupos de hominídeos no filme. A primeira tribo, tribo A, composta por primitivos que se comunicavam através, predominantemente, de gestos, cobriam o corpo com peles de animais e não dominavam o fogo.
Qual a comparação que podemos fazer entre a guerra pelo “Fogo” como é mostrada no filme, e as guerras nas sociedades atuais? R: Em “A guerra do fogo” a guerra em questão é por um bem (o fogo), por assim dizer, essencial para a sobrevivência do grupo.
Resposta. Resposta: alegria, medo e talvez dor pq eles devem ter se queimado.
O uso do fogo também pode provocar problemas ambientais. A prática indiscriminada de queimadas como método de desmatamento de terrenos para a agricultura afeta os habitats de plantas e animais. Muitas espécies dessas áreas estão em perigo de extinção.
Até hoje, o fogo é a principal fonte de energia do ser humano, praticamente metade do gasto de energia mundial, sendo usada para produzir energia elétrica e aquecimento.
Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção do fogo pelo Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira.
O homem não sabia como produzir outras. ... Ficava na dependência dos raios. Foi aos poucos, lentamente, que descobriu que o atrito de pedras ou paus produzia faísca.
A descoberta do fogo trouxe várias vantagens para a humanidade como: A possibilidade de fundir metais para melhores cortes(na pré-história), possibilidade de cozinhar(dentre outras formas de se preparar o alimento), e muitas outras que sem elas atualmente seria completamente diferente pois o fogo foi uma das formas de ...
A descoberta do fogo trouxe várias vantagens para a humanidade como: A possibilidade de fundir metais para melhores cortes(na pré-história), possibilidade de cozinhar(dentre outras formas de se preparar o alimento), e muitas outras que sem elas atualmente seria completamente diferente pois o fogo foi uma das formas de ...
Resposta: O controle do fogo pelos primeiros seres humanos foi um ponto de virada no aspecto cultural da evolução humana. O fogo forneceu uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos. ... Além disso, a criação de fogo permitiu a expansão da atividade humana nas horas escuras e mais frias da noite.
Para a ciência, a descoberta de um mais um ancestral humano é de grande importância. Primeiro, porque é mais uma prova de que a evolução aconteceu e vai continuar acontecendo. Além disso, é essencial para que possamos entender a diversidade da natureza e também a nossa história evolutiva.
1) Era possível manter-se aquecido nas noites e dias frios; 2) Foi possível caçar com o fogo, utilizando-o para espantar manadas de animais; 3) Era uma defesa contra eventuais predadores que desejavam comer as pessoas (servia ao ataque, mas, normalmente, mantinha os demais animais à distância);
Através do domínio do fogo, que ocorreu no período Paleolítico, o homem foi capaz de realizar vários avanços em diversos setores. Alimentação: cozinhar alimentos ajudou a eliminar doenças e potenciais perigos e riscos de diversos tipos de comida, bem como garantiu uma digestão mais rápida.
Resposta. Resposta: frutas, vegetais ,peixes cru. folhas,raízes.
os humanos ainda viviam da coleta de frutas, raízes e outras espécies vegetais, mas começaram a desenvolver o hábito de se alimentar de proteína animal, decorrente da caça, da pesca e da coleta de mariscos, mas também do aproveitamento de carcaças de animais deixadas por outros carnívoros.
Resposta: pois com o domínio do fogo foi descoberta várias coisas tipo que se eles esquentassem a carne ela era mais deliciosa a matava mais a fome e também descobriram que com o calor eles podiam simplesmente se aquecer muito fácil nos dias frios.
Para os povos primitivos, o fogo permitiu que eles aproveitassem muito mais seus alimentos. Ao invés de comê-los crus, a partir da descoberta do fogo eles os assavam e os cozinhavam, evitando boa parte das intoxicações dos humanos da época.
Lucy é um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 pelo professor Donald Johanson, um americano antropólogo e curador do museu de Cleveland de História Natural e pelo estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar, na Etiópia quando uma equipe de arqueólogos fazia escavações.
Resposta. Resposta: Relacionaram-se com o desenvolvimento de técnicas que facilitaram a vida que facilitaram a vida e garantiram sobrevivência e a fixação dos mesmos num determinado território.
Além de serem o principal indício da evolução biológica, com os fósseis podemos compreender como era o planeta há milhares de anos, o que possibilita reconstruções ambientais e o reconhecimento de espécies atualmente extintas.