Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).
Translação é o nome do movimento descrito pelos planetas em torno do Sol. A trajetória descrita por eles neste movimento, apresenta a forma de uma elipse, com o Sol em um dos seus focos. O fato dos planetas não estarem a uma mesma distância do Sol, faz com que suas velocidades de translação sejam bem diferentes.
Por quê? A translação também é igual? Todos os planetas, com exceção de Vênus, giram no mesmo sentido de rotação que a Terra (rotação é a volta que o planeta dá em torno do seu próprio eixo). A Terra gira de oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo movimento.
História. Supõe-se que o primeiro cientista a propor que a Terra possui movimento de rotação e de translação foi Aristarco de Samos, que, por estas teorias, foi acusado de impiedade. Diógenes Laércio, porém, atribui esta hipótese a Filolau de Crotona ou a Hicetas de Siracusa.
A razão é simples: é que Vénus anda ao contrário de todos os outros planetas do sistema solar, ou seja, de Este para Oeste e por isso o Sol nasce do outro lado.
Essa rotação contrária significa que um astronauta que fosse a Vênus veria o Sol nascer no oeste e se pôr no leste. Já em Urano isso não aconteceria. Como o planeta é praticamente “deitado” em relação ao Sol (com um eixo de inclinação de 98 graus), dias e noites são determinados pelo movimento de translação.
Em geral, depois do Sol, os planetas são os maiores astros do Sistema Solar. A maioria gira ao redor dele percorrendo uma órbita elíptica, ou seja, oval. Os planetas possuem atmosfera própria, que é uma camada de gases que os envolve, e a maior parte tem, pelo menos, uma lua ou satélite.
A rotação de Vênus tem duas características singulares: em primeiro lugar, é muito lenta. Um dia de Vênus corresponde a 243 dias terrestres. Além disso, a rotação é retrógrada em relação à órbita, ou seja, o planeta gira em torno do sol num sentido enquanto gira em torno de seu próprio eixo no sentido oposto.
243 dias