As chapas de raio-x também não podem ser jogadas com o lixo comum porque, na parte escura, há materiais tóxicos que contaminam o solo e a água. Uma boa solução é levar os exames para o posto, aberto ao público, no Instituto Central do Hospital das Clínicas.
As chapas de raio-x podem ser reaproveitadas, passando por um processo onde são deixadas de molho em um líquido com soda cáustica para soltar as partes escuras, formadas por prata, que depois são separadas e enviadas para a fundição, virando matéria prima para joalherias.
Como descartar? Se as fotos tiverem alguma importância além do valor sentimental, é possível procurar museus e colecionadores para doar ou vender as preciosidades.
1º Fica estabelecido que os Hospitais públicos e privados, de humanos e animais, postos de saúde e clínicas odontológicas estabelecidos no Estado do Rio de Janeiro servirão de pontos de coleta para recolhimento de chapas radiográficas (raio X), bem como darão o seu destino ambientalmente correto, na forma da legislação ...
Em Campinas, o descarte pode ser feito em treze Eco Pontos espalhados pela cidade, os quais recebem materiais passíveis de reciclagem. Outra opção é o site e-Cycle. Basta colocar o seu CEP, o tipo de material a ser descartado e o item, e ele localiza um ponto de coleta mais próximo.
FILMES RADIOLÓGICOS
Se os seus negativos contiverem imagens importantes, é possível doá-los para museus ou vendê-los em sites de compra. O upcycle também pode ser uma possibilidade, caso você seja criativo e queira fazer um quadro, mural ou decorar outra parte de sua casa com esses objetos.
Negativo, em fotografia pode referir-se ao filme fotográfico, a uma imagem negativa conseguida através da inversão de cores de uma imagem normal, ou ao resultado de um processo fotográfico que produz imagem negativas, como o calótipo.
Para que móveis, eletrodomésticos e outros objetos não sejam descartados nos canais, mangues ou praias, a Prefeitura oferece aos munícipes o Cata-Treco, serviço que recolhe os materiais após agendamento, de segunda a sábado.
A reciclagem ocorre em firmas especializadas. Procure por pontos de descarte especializados em eletrônicos, ou use nosso serviço de coleta em casa. Mas lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!
Uma empresa que faz o descarte correto para o e-lixo é a PARCS que é especializada na manufatura reversa de resíduos eletrônicos, você pode levar seu lixo eletrônico para a Parcs e, caso faça seu cadastro como empresa, descrevendo os resíduos eletro eletrônicos que deseja descartar, ela agenda a coleta sem custos.
Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica informam que as exportações de equipamentos eletrônicos do Brasil totalizaram mais de US$ 420 milhões em fevereiro de 2019, e a categoria de componentes eletrônicos representa 46% desse montante.