A base do triângulo mede 12 cm, contudo, não temos a medida da altura. Entretanto, sabemos que ela coincide com a mediana. Desta forma a altura irá dividir a base em dois segmentos iguais, ou seja 12:2 = 6.
Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.
A área de um paralelogramo é igual ao produto da base pela altura. A área de um losango é igual à metade do produto das diagonais. A área de um trapézio é igual ao produto da base média pela altura. A área de um quadrilátero é a soma das área dos triângulos obtidos quando traçamos uma das diagonais.
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
Podemos escrever: a área de uma região triangular é dada pela metade do produto da medida base pela medida da altura correspondente. Nem sempre podemos usar a fórmula citada anteriormente, pois em algumas situações a base ou a altura não são dadas, tendo então que recorrer à Fórmula de Heron.
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes. Não pare agora...
Os triângulos são classificados de acordo com a medida dos seus lados e dos seus ângulos. A classificação de triângulos em relação aos lados recebe os seguintes nomes: triângulo equilátero, triângulo isósceles e triângulo escaleno. Veja na imagem abaixo a representação desses triângulos.
Quais os tipos de triângulos?
Se você observar, vai notar que é a mesma quantidade em cada lado. Sendo assim, para ficar mais fácil, pode contar pelas borrachas. Teremos 18 lápis em cada lado. Por tudo são 72 lápis.
E enquanto não o faz, as redes sociais vão continuar em profusão à procura dela. E você, quantos “3” vê na imagem? A verdade está toda mais aqui em baixo. Há 19 números “3” na imagem.
Como podemos ver, são 18 triângulos completos. Mas, claro, isso não impediu alguns usuários de encontrarem um pouco mais.
Resposta: São 35 triângulos no total.
Para conferir outros desafios, clique aqui! Resposta: 12 triângulos.
Quantos triângulos tem um pentagrama (Level 6). Além de contar os triângulos menores formados pela divisão, não esqueça dos triângulos maiores que existem ao reunir lados atravessados pelas linhas para um total de 11.
O Tangram (chinês: 七巧板, pinyin: qīqiǎobǎn, literalmente 'sete peças de habilidade') é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras.
✑ Qual a resposta? No caso das frações o numerador (parte de cima) será sempre 1 enquanto o denominador (parte de baixo) será exatamente a quantidade de vezes que o triângulo cabe na peça. Aqui o triângulo menor cabe exatamente 4 vezes e a fração equivalente é 1/4.