As articulações interapofisárias são sinoviais, ou seja, têm cartilagem hialina, membrana sinovial, osso subcondral e cápsula articular, estando sujeita a artrose como todas as articulações.
Articulações dos Corpos Vertebrais São anfiartrose do tipo sínfise, projetadas para suportar peso e garantir resistência.
Artrose interapofisaria é a artrose dos elementos posteriores da coluna; como toda artrose, uma vez estabelecida, não tem como ser regenerada.
A degeneração dos ossos leva a artrose na coluna a formar osteófitos, calcificações irregulares e malformações ósseas em locais não anatômicos, eventualmente causando dor ou compressão dos nervos na região.
Remédios para artrose na coluna
A artrose da coluna não tem cura, pois é uma doença degenerativa que piora com o envelhecimento. Porém seus sintomas podem ser amenizados com medicamentos para a dor, exercícios e acupuntura.
Atividades de baixo impacto, como natação, hidroginástica, ciclismo e caminhada, beneficiam o fortalecimento dos músculos, melhorando a estabilidade em torno da articulação.
Ou seja, musculação é uma atividade física recomendada para quem sofre com artrose, desde que seja uma musculação que alongue a musculatura e que seja feita mais na base da repetição do que da carga.
Ainda assim, o quanto cada paciente sente a artrose também varia muito; uma pessoa com artrose grave pode estar jogando futebol e outra com artrose bem mais leve estar tendo dificuldade para caminhar.
Pode andar, correr, nadar. O repouso é contraindicado até mesmo no tratamento da artrose — acrescenta. Mello ainda esclarece um mito que persiste quando se fala sobre a doença: — Antigamente, acreditava-se que a obesidade seria uma das causas da degeneração da articulação.
Remédios para tratar a Artrose e opções Naturais
De fato, enquanto alguns pacientes com artrose relativamente leve apresentam uma limitação significativa até mesmo para atividades do dia a dia, outros com desgaste bem mais avançado são capazes de manterem uma prática regular de corrida ou futebol.