A técnica contrair-relaxar envolve uma contração isotônica do antagonista, permitido amplitude de movimento na rotação contra resistência máxima, mas nenhum movimento nos outros componentes, seguida de um período de relaxamento.
Para contrair o períneo, basta você apertar a vagina e o ânus como se estivesse segurando um pum. Nenhum outro músculo do corpo irá se mexer! Portanto, se você estiver no metrô ou no elevador, ninguém irá perceber que você está fazendo o exercício (rsrsrs).
Um Alongamento Ativo é todo este movimento controlado exclusivamente por forças musculares voluntárias, Agonistas-Antagonistas.
Existe o alongamento passivo e o ativo. É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas). É o mais comum, onde a pessoa realiza sozinha o alongamento, através de movimentos voluntários.
Aquecimento é uma técnica normalmente praticada pela maioria das pessoas antes de qualquer atividade física, desportivas ou de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal.
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo, são exercícios que utilizam grandes grupos musculares, uma leve corrida (“trote”), ou um leve aquecimento na piscina (nadar suavemente no início do treino).
Ao fazer um exercício físico, o praticante deve obedecer a sequência: aquecimento, alongamento e exercício. O aquecimento é fundamental porque prepara o corpo para àquela atividade. Por meio dele, o atleta começa a trabalhar a sua respiração, elevação da temperatura, e pressão arterial.
Alongue-se regularmente! Faça do alongamento parte da sua rotina de exercícios. Estique-se pelo menos três vezes por semana para manter a flexibilidade. Tente alongar por cerca de dez minutos e segure cada alongamento por cerca de 20 a 30 segundos.
Faça séries de 15 segundos para cada exercício de estiramento evitando forçar demais os músculos. Após se alongar, alguns minutos de atividade aeróbica cai muito bem, entre 5 a 10 minutos de pedalada em uma bicicleta ergométrica ou corrida em uma esteira elétrica vão deixar seu corpo pronto pra musculação.
Não há nada de errado em fazer cardio antes da musculação, especialmente se você quer manter a forma. ... E se seu principal objetivo é melhorar a aptidão cardiovascular, você definitivamente deve começar com exercício aeróbico – pelo mesmo motivo, você deve priorizar o treinamento com pesos, se deseja aumentar a força.
Faça o aeróbico antes da musculação. Por que? “Se o seu objetivo é perder gordura, comece pelos exercícios cardiorrespiratórios. ... Mas se depois da atividade aeróbica for levantar peso, entenda que terá menos força e a musculação deverá ser mais leve (cargas mais leves ou menos repetições) a fim de evitar lesões.