Passe a cola no vidro, com o auxílio do pincel, na parte do pescoço. Comece a enrolar o barbante. Procure esconder a ponta. Ao chegar nesse ponto, comece a colocar cola quente.
Comece separando todos os materiais que você vai utilizar em seu artesanato. Em seguida, aplique cola quente na base do copo de vidro e posicione a ponta do sisal. Cole muito bem a primeira volta de sisal em seu copo, para que as voltas não se soltem com o passar do tempo.
Como fazer: Passe cola quente no bocal do vidro e vá enrolando o sisal. Antes de finalizar, passe as argolas, uma de cada lado, para criar o efeito de gancho. Coloque um terminal em cada ponta da corda (alça) e prenda às argolas.
5 – Envolva o barbante por toda a garrafa, até o início do tecido, corte na mesma direção da dobra do tecido, faça o mesmo envolvimento na parte de baixo da garrafa. 6 – Passe uma demão de cola branca por cima do barbante que envolveu a garrafa, isso servirá de impermeabilizante.
Os artesanatos fáceis com sisal também podem ser revestimento de luminária ou de outros objetos (aliás, colar sisal ao redor de objetos é o que há de mais fácil quando falamos sobre artesanatos com fio de sisal), bolas ou corações e até crochê com fio de sisal, para quem sabe crochetar.
No final do processo, as cordas de sisal passam por um tratamento a óleo lubrificante especial, que tem por finalidade amaciar e lubrificar as fibras, criando uma proteção nos filamentos e fazendo com que a corda sisal resista melhor à umidade.
Comece enrolando a ponta da corda sobre ela mesma passando uma gotinha de cola na extremidade do sisal e colando sobre a corda de sisal que está em contato com ela. Isso fará com que a ponta não fique solta, dando mais firmeza ao objeto depois.
Comece em uma extremidade, segure-a entre os dedos e flexione-a para frente e para trás. Conforme são flexionadas, as fibras endurecidas se soltarão e ficarão macias e flexíveis. Não force muito a corda ou poderá rachar sua superfície. Trabalhe devagar, mesmo que leve muitos dias até atingir o nível de maciez desejado.
Artesanato com Corda de Sisal pode ser uma ótima opção, pois existem vários objetos feitos com esse material, e você mesmo pode fazer alguns deles na sua casa.
Normalmente, o sisal é bem fácil de limpar: você só precisa de um aspirador de pó ou de um batedor de tapete para mantê-lo novinho em folha. Porém, ao entrar em contato com a água, o sisal pode acabar ficando deformado ou desbotado. Caso molhe alguma parte do tapete, seque-a rapidamente para minimizar os danos.
Mergulhe a extremidade de sua escova de dentes na água com sabão e, em seguida, esfregue suavemente as solas, certificando-se de tirar toda a sujeira entre as cordas. Enxague o sabão com um pano de algodão ligeiramente umedecido com água morna.
Como limpar sandália de corda sem danificar ou desgastar o...
Lavar a corda é muito fácil. Você pode mergulhar a corda em um tanque com água ou até mesmo uma banheira. Chacoalhe a corda na água para que ela comece a soltar a sujeira, esvazie o tanque quando a água ficar turva e repita o processo umas 4 vezes ou até a água clarear.
Se o mosquetão estiver sujo, o melhor é limpá-lo primeiro com água quente, e depois com sabão mesmo, retirando toda a sujeira e eventuais resquícios de óleo. Deixe secar por um dia antes de lubrificar a peça.
Corrija isso limpando o aparelho com uma pasta preparada pela mistura de bicarbonato de sódio e água em partes iguais, aplicada com muito cuidado. Utilize um palito ou cotonete para alcançar as áreas mais difíceis. Quando terminar, passe um pano macio e seco para remover qualquer resquício da solução de limpeza.
Pode parecer muito simples, mas a combinação de pano e água funciona de verdade! Então, para tirar a sujeira que ficou na sua sandália de cortiça, é só pegar um pano, umedecer bem e, delicadamente, esfregar no calçado. O excesso de água que ficar nas cordas deve ser retirado com um pano seco e pronto!
Se estiver utilizando um impermeabilizante spray, aplique a uma distância de um palmo, aproximadamente 20 a 25 cm, e de forma uniforme sobre toda a superfície do calçado. Espere o produto agir e depois faça um teste. Uma boa ideia para umedecer o calçado é borifar um pouco de água ou até utilizar um conta gotas.
Óleo de peroba é uma ótima opção para hidratação da madeira do braço do violão.
Usar uma flanela limpa e seca em todas as cordas é o passo mais básico da limpeza do seu instrumento. Isso precisa ser feito sempre que ele for usado, para eliminar os resíduos deixados pelas mãos, como suor e oleosidade. Para isso, encaixe a flanela embaixo das cordas e envolva a parte de cima também.
Coloque numa panela velha que você não use mais alguns copos d'água e umas duas colheres de sopa de vinagre. Coloque as cordas na mistura e ponha para ferver. Depois de alguns minutos, tire as cordas – com cuidado para não se queimar! – e seque-as com cuidado.
O ideal é sempre “enxugar” as cordas com uma flanela levemente umedecida com álcool e depois repetir o processo com uma flanela umedecida com um pouco de óleo “lubrificante/desengripante”.
Use panos que não soltem fiapos (Perfex, por exemplo) para limpar tanto por cima quanto por baixo das cordas. Se quer uma limpeza melhor, recomenda-se limpar sempre que terminar de tocar, já que os nossos dedos geram muita oleosidade que oxidam as cordas com o tempo. O calor e a umidade são inimigos da guitarra.
Vamos passo a passo: Limpeza Inicial: Após retirar as cordas, eu inicio a limpeza pela escala da guitarra. Depois de passar óleo a base de extrato de limão, eu uso uma lâmina de estilete passando levemente na escala para retirar a sujeira mais grossa e acumulada pelo suor dos dedos.
Passar um pano seco em todas as peças retira o excesso de umidade e resíduos. Evitando assim o surgimento de oxidação nas mesmas. Sempre que remover as ferragens de sua guitarra para uma faxina, lembre se de deixá-las secar por um tempo.
* Coloque alguns pacotinhos de Silica Gel (anti-umidade) próximo às cordas, no mesmo local onde você guarda sua guitarra (geralmente dentro do case ou da bag). Isso vai afastar a umidade e impedir a oxidação. * Algumas pessoas recomendam o uso do WD-40 para limpar as cordas da sua guitarra.