Em uma sindesmose, existe uma distância maior entre as faces articulares e mais tecido fibroso do que em uma sutura. Esse tipo de articulação é parcialmente móvel e, portanto, é classificada como anfiartrose.
Podem ser de dois tipos:
Uma sínfise é um tipo de articulação permanente, do tipo anfiartrose, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação. As superfícies adjacentes são unidas por cartilagem do tipo fibrosa (fibrocartilagem).
Articulações cartilaginosas são caracterizadas principalmente pelo fato de que elas conectam seus ossos vizinhos através de cartilagens. Elas exibem uma gama de movimentos que se encontra entre as articulações sinoviais e as fibrosas. Existem dois tipos de articulações cartilaginosas, as sincondroses e as sínfises.
A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações pela sua função proprioceptiva (BENJAMIN & RALPHS, 1997). Os ligamentos, segundo sua localização, podem ser intracapsulares ou extracapsulares.
A principal função do esqueleto, como já dito, é a proteção de órgãos vitais do corpo, por exemplo: o cérebro que é protegido pelo crânio; os pulmões e coração protegidos pelas costelas e esterno que formam a caixa torácica.