Refugo Porcentagem Realizado: percentual de refugo em relação ao total que foi apontado. Por exemplo: se foi produzido 8 e refugado 2, o cálculo é 2/(8+2) = 20%.
Tendo esses três indicadores em mãos, é possível calcular o OEE, que é o resultado da multiplicação dos três fatores acima citados (qualidade x performance x disponibilidade), e, com isso, se tem uma referência clara sobre onde a empresa está e o que se deve fazer para que ela chegue onde precisa.
O cálculo do OTD se dá por meio da fórmula: Entregas realizadas no prazo ÷ Total de entregas realizadas no período. Para obter o percentual, basta multiplicar o resultado por 100. Por exemplo: se sua empresa realizou 55 entregas em um dia e apenas 48 delas chegaram no prazo, o cálculo seria: 48÷55=0,.
Para calcular o indicador OTIF da sua empresa, você precisa reunir os pedidos dos últimos 12 meses. Depois, deve separá-los em três categorias: atendido no prazo, entregue sem erro, e completo, ou seja, cumpriu todas as especificações do cliente. Nesse exemplo, o valor do índice é de 58,82%.
O “pedido perfeito” é um cálculo da eficiência das etapas de um pedido. Ele é medido do seguinte modo: % Acuracidade no Registro do Pedido x % Acuracidade na Separação x % Entregas no Prazo x % Entregas sem Danos x % Pedidos Faturados Corretamente.
O indicador é calculado pela divisão de pedidos integralmente atendidos pelo total de pedidos expedidos e, em seguida, multiplicados por 100. Por exemplo, se 1.
Pedido perfeito (Case Fill Rate) = Pedidos entregues/ Pedidos recebidos. Despesas com estadias (Demurrages) = Gasto com estadias. Devoluções (Logística Reversa) = Gasto com devoluções.
Também conhecido como Taxa de Atendimento do Pedido, o Order Fill Rate tem a missão de medir a porcentagem de pedidos atendidos nos itens e quantidades solicitados pelo cliente. ...
7 indicadores de suprimentos
– Produtividade no carregamento: também medido como o anterior, este indicador mede qual a agilidade da empresa em despachar os caminhões carregados. Quando mais rápido for feito o carregamento, mais cedo os caminhões podem sair para fazer entregas e outros caminhões poderão chegar para receber seus produtos.