Coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente runoff, ou coeficiente de deflúvio é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado. Este coeficiente pode ser relativo a uma chuva isolada ou relativo a um intervalo de tempo onde várias chuvas ocorreram.
Vazão é o volume de fluido que passa por uma seção por determinado período de tempo. Tratando-se de água, essa seção pode ser um rio, canal, estação de tratamento e até residência.
Vazão em peso é a quantidade de peso do fluido que atravessa uma dada seção do escoamento por unidade de tempo. Para obtenção desta relação, evocamos os conceitos de peso específico (γ = G/V) e massa específica (ρ = m/v), através dos mesmos, obtemos a relação deseja.
Medição em Unidades de Volume A Vazão é expressa em uma das unidades acima referidas, divididas por uma unidade de tempo (litros/minuto, m3/hora, galões/hora, etc.). No caso de gases e vapores, a Vazão pode ser expressa, por exemplo, em kg/h (usual para vapor), ou em m3/h (usual para gases).
A equação de Bernoulli é obtida a partir do Teorema da Conservação de Energia Mecânica e da relação entre o trabalho mecânico e a energia dos corpos. A equação de Bernoulli é utilizada para descrever o comportamento dos fluidos em movimento no interior de um tubo.
A pressão é a força exercida pelo fluido ou gás em uma área específica. Já a vazão é o volume desse fluido ou gás que passa em um ponto específico do sistema de acordo com uma unidade de tempo.
Considerando um ponto fluido e levando-se em conta a hipótese do contínuo, temos: Podemos determinar a vazão através da seção transversal considerada integrando-se ambos os membros da equação acima relacionada, o que resulta: Através das equações Q = v . A e Q = ò (função da velocidade).
Para calcular a vazão de um líquido é preciso conhecer o valor Kv, a espessura do fluido e a diferença de pressão entre a pressão de entrada e contrapressão. Os fluidos indicados pela Bürkert são, por exemplo, oxigênio, monóxido de carbono ou etano.
Quantos Litros por hora tem 1 Litros por minuto? 1 Litros por minuto [l/min] = 60 Litros por hora [l/h] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Litros por minuto em Litros por hora.
Um medidor de vazão serve para determinar a quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por um local específico em determinado intervalo de tempo.