Para determinar o escore de Gleason, uma peça de tecido prostático deve ser obtida por meio de biópsia. Isto é realizado através da remoção da glândula (prostatectomia) ou retirando-se uma amostra da glândula através de uma agulha introduzida pelo reto.
Cânceres com pontuação de Gleason de 7 são denominados moderadamente diferenciados ou de grau intermediário. Cânceres com pontuações de Gleason de 8 a 10 podem ser chamados pouco diferenciados ou de alto grau.
Explicando o sistema de Gleason: Quanto mais baixa a nota, menor a agressividade potencial do tumor. Por exemplo, no relatório que constar “adenocarcinoma acinar usual da próstata Gleason 6 (3+3)”, significa que duas áreas tiveram a nota 3 e o total foi 6.
Por exemplo, se um tumor é classificado como Gleason 7 (4+3), significa que o tipo de célula maligna mais comum na amostra recebeu 4 pontos, enquanto o segundo tipo mais frequente recebeu 3. A somatória dos dois tipos mais frequentes em uma amostra é no mínimo 2 e no máximo 10.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:
O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários 1.