Trigonometria no Triângulo Retângulo
O cateto que não é um dos lados do ângulo é o cateto oposto. O outro é o cateto adjacente. A imagem a seguir mostra um exemplo de um triângulo retângulo com seus elementos. O cateto oposto ao ângulo α é o lado AB, o cateto adjacente é o lado AC e a hipotenusa é o lado BC.
Em geometria, os catetos são os dois lados menores do triângulo retângulo, sendo que o maior é a hipotenusa. ... Os catetos formam o ângulo reto do triângulo.
Esses lados são definidos em relação a um ângulo. O cateto oposto fica em frente a um determinado ângulo. O cateto adjacente é aquele que fica ao lado de um determinado ângulo, mas não é a hipotenusa.
Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado mais comprido, que não está unido a nenhum dos outros dois lados por um ângulo de 90 graus (reto). Os outros dois lados são chamados de catetos e estão unidos por um ângulo reto. É por causa do ângulo reto que esse tipo de triângulo se chama triângulo retângulo.
substantivo feminino Matemática Lado oposto ao ângulo reto de um triângulo retângulo. (O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos dois outros lados.).
Características do Triângulo Retângulo Hipotenusa: lado oposto ao ângulo reto, sendo a maior lateral do triângulo retângulo. É representado na figura pela letra “h”. Catetos: lados que compõem o próprio ângulo reto.
as medidas dos catetos de um triangulo retângulo são ( x+5) e ( x+1) cm e A hipotenusa mede (x+9) cm.