Por exemplo na substância dióxido de carbono (CO2). Se uma molécula de dióxido de carbono tem um átomo de carbono, um mol de carbono tem: 6,0x10^23 . Já dois mols de oxigênio, tem: 2x6,0·10^23= 12,0·10^23.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
O modelo de Dalton foi de suma importância para o conceito de átomos, moléculas e substâncias (simples e compostas)....
Exemplos: Massa molar [Al2(SO4)3] = 27x2 + (32+16x4)x3 = 342 g/mol.
Massa molar é uma propriedade de uma substância, átomo ou qualquer outra entidade que indica a massa correspondente a um mol dessa substância, átomo ou entidade.
A massa molar é a massa em gramas de um mol de entidades elementares – átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas ou outros grupos específicos de tais partículas. É representada pela letra "M" e expressa na unidade g/mol.
Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.
28,96 g/mol
Agora para calcularmos a massa do ar, devemos utilizar a seguinte equação: m (ar) = p (ar) × V. m(ar) = 1,21 × 67,5.
O gás cloro (Cl2) possui massa molar de 71 g/mol, bem maior que a massa molar do ar; portanto, ele é mais denso que o ar e tende a ocupar o fundo do recipiente, como mostrado na figura abaixo. O gás de menor densidade conhecida é o gás hidrogênio (H2), que possui massa molar de apenas 2 g/mol aproximadamente.
A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas.
Temos, então, que a densidade relativa é um número puro, sem unidades, o que significa que essa grandeza não depende da temperatura e da pressão dos gases, desde que ambos estejam nas mesmas condições. A fórmula para calcular a densidade de qualquer substância é dada por: d = m/v.