A avaliação do estado nutricional de um indivíduo se faz de suma importância para o seu diagnóstico nutricional, e é composta pela obtenção de uma série de dados, como hábitos alimentares, exame físico e bioquímico, história pregressa de doenças, histórico familiar, hábitos culturais e composição corporal, e, juntos, ...
O questionário da ASG consiste em três partes. A primeira colhe dados da história do paciente, visando avaliar a perda de peso nos seis meses anteriores à avaliação (quanto à proporção de peso perdido) e verificar alteração de peso nas últimas duas semanas (que permite identificar a velocidade de emagrecimento).
Deve-se realizar a triagem nutricional em pacientes hospitalizados em até 72 horas da admissão para detecção do risco nutricional9(D). A triagem nutricional em pacientes hospi- talizados deve ser realizada em até 72 horas da admissão, para identificar o risco nutricional.
Em hospitais, o objetivo de um procedimento de triagem nutricional é identificar indivíduos desnutridos ou em risco de desnutrição, possibilitando intervenção nutricional precoce e melhor alocação de recursos.
O MST é um instrumento de triagem da desnutri- ção, desenvolvido por Fergunson et al. em 1999, para permitir a rápida e fácil realização de tria- gens nutricionais em pacientes adultos na admis- são hospitalar10,23.
Um elevado percentual de idosos hospitalizados está em risco nutricional ou desnutrição. A MNA®-SF é uma ferramenta de triagem nutricional prática, fácil, validada, com boa sensibilidade e especificidade e aplicável na rotina da nutrição hospitalar.
O entrevistador que aplicar a NRS 2002 deve ser devidamente treinado, minimizando os erros relacionados à coleta de dados. O paciente deve ser questionado de modo que entenda a pergunta e seja capaz de respondê-la satisfatoriamente.
Ressalta-se que triagem nutricional de pacientes se refere a apenas detectar a presença de risco de desnutrição. Já a avaliação nutricional, além de detectar desnutrição, também classifica seu grau e permite coleta de informações que auxiliem em sua correção.
A conduta nutricional será de acordo com a prescrição dietética, preferências e aversões alimentares, hábito intestinal, diagnóstico clínico, comorbidades associadas (verificar glicemia e pressão) e resultado da triagem nutricional (com risco X sem risco).