A cultura orienta o comportamento das pessoas dentro da organização, são normas informais que direcionam as ações dos colaboradores para atingir os objetivos organizacionais. ... O clima organizacional influencia na motivação e no desempenho dos membros das organizações e refletindo no ambiente interno das empresas.
A ligação entre comportamento e o resultado das empresas Pode parece subjetivo demais, mas o fato é que hoje, com a influência do big data e o aprimoramento dos softwares de acompanhamento de performance, traços comportamentais podem ser ligados aos resultados de uma empresa até mesmo com relativa facilidade.
Um ambiente que desmotiva o engajamento e a produtividade dos funcionários cria uma atmosfera negativa e quem sente o impacto direto é o cliente. É comum os gestores dispensarem tempo na elaboração de ações para metas, processos, novos clientes com foco em alcançar e estar cada vez mais perto do objetivo da empresa.
O fator humano, ambiente externo, sistema de objetivos e estratégias e tecnologia são os fatores que condicionam o estabelecimento das estruturas organizacionais. Adota o tamanho da organização, a estratégia, a tecnologia e o ambiente como fatores condicionantes.
Os 4 tipos de cultura organizacional são os seguintes: cultura do poder (alta centralização no comando), Cultura de papéis (foco na função), Cultura de tarefas (perspectiva direcionada ao problema) e Cultura de pessoas (maior relevância para os talentos da empresa).
Os 3 níveis da cultura organizacional são: os artefatos, os valores compartilhados e os pressupostos.