A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.
Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.
Os dois indivíduos, por mais diferentes que sejam, sofrem influência da industria cultural, porque ela não escolhe indivíduos, ela escolhe a massa, composta por indivíduos diferentes, mas que ainda assim sofrem influencias. A industria cultural foi moldada a base da sociedade de consumo na qual estamos inseridos.
As formas pelas quais as pessoas se relacionam com os bens culturais são mediadas pelo valor de troca. ... A indústria cultural trata os indivíduos como clientes ou como sujeitos funcionais e, nesse movimento, a fraqueza do Eu revela-se na mesma proporção que a ilusão da existência individual.
A indústria cultural se manifesta em diferentes âmbitos; tanto na música, produzindo músicas à serem consumidas (para gerar renda), por exemplo a disseminação do gênero musical kpop no mundo; e tanto no cinema, tendo como exemplos mais notáveis entre os jovens nos tempos atuais os filmes de heróis, feitos para a ...
A influência da indústria cultural pode ser observada na vida do jovem quando este tende a adquirir objetos “do momento”, que estão “na moda”, como celulares e tênis. Assim, este está sendo influenciado a comprar coisas determinadas pela indústria cultural através de propagandas.
Resposta. A indústria cultural que, inclui músicas, novelas, filmes, teatros etc, possuí um grande influência no pensar dos outros, tanto positivamente, quanto negativamente. ... Mas na verdade, aquilo é apenas a alienação da indústria cultural/mídia.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
Com o grande poder em transformar uma sociedade consumista, alienada, a indústria cultural também contribui para uma formação do indivíduo. A industrialização cultural faz com que os meios de comunicação possam homogeneizar as classes sociais. ... A revelação, é que leva o indivíduo a outra visão de mundo.
Resposta. A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. ... O acesso ao lazer, conhecimento, prazer, e diversos bens que para as pessoas tem grande relevância. Quando bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano do todo.
Resposta. Explicação: Auxiliando no entendimento sobre a sociedade e as mazelas que os grupos segregados passam. A arte urbana pode ser entendida como todo o processo de expressao e produção cultural que tenha a rua como principal temática.
A cultura se define como um importante modelo comportamental da nossa sociedade, gerando particularidades aos grupos e, ao mesmo tempo, agregando nossa sociedade que é tão diversificada e plural. Além disso, tem importância no comportamento da sociedade.
Sim, a cultura interfere no comportamento social. ... A cultura interfere sim, e muito, no comportamento humano. Podemos observar isso nos costumes dos diferentes países. Somos influenciados pela família (que é o nosso primeiro grupo social), que por sua vez foi influenciada por suas famílias, e também pela sociedade.
A ideologia de uma sociedade capitalista é a dominação no âmbito cultural de uma classe (ou classes) sobre outras classes. Ou seja, a cultura é um espaço de relações sociais economicamente condicionadas. ... Ele chega, em um momento, a considerar os dois como iguais, ou seja, a ideologia é igual à cultura.
A cultura tem um papel importante para a população e para a cidade que investe neste bem tão precioso. A cultura tem uma grande diversidade de conceitos e significados para o conhecimento dos Brasileiros, a cultura envolve arte, crenças, hábitos, costumes, entre muitos outros. Bons estudos, abraço.
A cultura sem dúvida deve estar presente no ambiente escolar, pois ela também faz parte do processo de ensino aprendizagem, ela nutre, socializa e fornece idéias para um aprendizado, mas eficiente, como afirma Vygotsky.
As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. ... Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.