No entanto, mesmo fazendo o uso correto, seja na forma de comprimidos, adesivo de hormônio, anel vaginal ou tomando injeção, existe um risco mínimo de engravidar porque os anticoncepcionais têm cerca de 99% de eficácia, ou seja, 1 em cada 100 mulheres pode engravidar mesmo usando corretamente.
Em média, as mulheres engravidam em até 6 meses após interromper o anticoncepcional. Mas em 85% dos casos, a gestação ocorre em até 12 meses de tentativas. Caso uma mulher tente engravidar por mais de 1 ano sem concepção, ela passa a ser considerada num quadro de subfertilidade e se recomenda que procure por um médico.
É normal que com a interrupção da pílula anticoncepcional a menstruação fique irregular. A situação pode ocorrer por até dez meses, normalizando após esse período.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.