Hotel é o tipo de hospedagem mais tradicional e conhecido. Estão localizados geralmente na região central das cidades e oferecem ampla gama de serviços. Dependendo do nível de serviço, eles possuem sistema de classificação que define os valores da diária.
Roupas de cama e banho devem ser trocadas diariamente e o hotel precisa ter café da manhã, restaurante e bar – com serviço de quarto e dietas especiais. Os quartos devem ser climatizados, com colchões especiais, frigobar, TV por assinatura e internet.
Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo, a classificação dos hotéis começa da mais básica para a mais robusta, sendo ela simples (1 estrela), econômico (2 estrelas), turismo (3 estrelas), superior (4 estrelas) e luxo (5 estrelas).
Este setor tem papel fundamental no sistema turístico, uma vez que viabiliza a permanência dos turistas na localidade visitada, seja a lazer ou a negócios, atendendo às suas necessidades e permitindo a expansão da atividade turística. Os meios de hospedagem variam de acordo com sua estrutura e seu foco de atuação.
Recepcionista: Responsável por realizar o check-in, check-out e as contas dos hóspedes. ... Na chegada ao hotel, o recepcionista apenas confere os dados e entrega as chaves do quarto. Concierge: Normalmente, esse profissional trabalha somente em hotéis de grande porte ou hotéis de luxo.
O Sistema brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem(SBClass) foi elaborado de forma participativa, por meio de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM e a sociedade civil, e adotado como estratégia para o país, aumentando a competitividade do ...
Então para quem está se perguntando, “afinal o que é hospedaria?”, a gente explica: o termo refere-se a estabelecimentos onde se aceitam hóspedes mediante determinado preço. Ou seja, hospedaria nada mais é do que locais onde pessoas pagam para se hospedar!
Pousada Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.
Guest House – É a chamada casa de família: você aluga um quarto da casa durante uma temporada enquanto convive com a família que o recebe. É a forma de hospedagem mais comum nos programas de intercâmbio. É ótimo para quem quer aprender um idioma com mais rapidez.
Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelecido pelo Ministério do Turismo, resort é um: “hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento”.
O que uma pousada deve oferecer
Segundo o dicionário, o termo pousada pode ser entendido como, “casa em que se admite hóspedes; pensão, hospedaria, albergue.” Logo, uma pousada é um estabelecimento comercial que oferece estadia a alguém, em troca de um valor x determinado, denominado diária.
A principal diferença da pousada é que ela é instalada em empreendimentos horizontais, com no máximo três andares. Conta com até 30 unidades habitacionais e 90 leitos. ... O atendimento também é diferente: enquanto o hotel é formal, a pousada é familiar, com um serviço mais pessoal.
Um ponto muito interessante das pousadas é que algumas contam com bangalôs, chalés ou pequenas casas, que irão garantir privacidade e conforto para os hóspedes. Os chalés, normalmente, estão dispostos em pousadas e são eles que garantem maior privacidade no momento de sua hospedagem.
A somatória de todas as despesas de acomodação dividida pelo número de leitos no mês (número de leitos X número de dias no mês) é o custo base para o cálculo do preço da diária.
Passa roupas e tecidos a ferro, inclusive peças delicadas. Faz o acabamento e prepara para expedição peças do vestuário, tecidos e artefatos como tapetes e cortinas.