A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
Neste sentido, pode ser considerada uma ética eudemonista por buscar o que é o bem agir em escala humana, o agir segundo a virtude. ... A felicidade é definida como uma certa atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude.
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas. ... Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
Talvez nossa função seja alcançar nossas metas, nossos objetivos, e essa é a única forma de ser um ser humano, já que Aristóteles acredita que se não desempenhamos nossa função, nós não somos nós. A função do ser humano pode variar ou pode não ser nunca encontrada, e devemos procurar saber qual é a nossa função.
Para Aristóteles uma vida boa era uma vida adequada ao modo como o ser humano seria "naturalmente", de modo a favorecer a vida coletiva, garantir as necessidades básicas e favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas e morais.
Ora, a lei, segundo Aristóteles, é o instrumento de que dispõe a cidade para regular as relações entre os cidadãos segundo o princípio do justo e do injusto, do bem e do mal.
Em Aristóteles não existe um conceito sintético quanto ao trabalho, mas a discussão sobre a oposição acima escrita aparece no estudo que faz o autor grego sobre a escravidão e o escravo, e a definição da condição humana como política.
O filósofo grego Aristóteles acreditava na educação como forma de preparar o homem para viver em sociedade. ... A educação seria a maneira de preparar o cidadão para a vida em sociedade, e essa vida em sociedade deveria se dar por meio de virtude calcada na boa educação e na prática de atos virtuosos.