Nos estudos das ciências sociais, a chamada clivagem social é o processo de separação ou fragmentação dos grupos sociais, sejam em subgrupos ou em novos grupos, pelos motivos mais diversos possíveis.
É um processo biológico desencadeado pela fecundação que se manifesta através de sucessivas mitoses dividindo o ovo, uma única célula, em células menores ou blastômeros, formando uma estrutura pluricelular. A clivagem varia com o tipo de ovo e o ovo se caracteriza pela quantidade de vitelo presente.
Explicação: Clivagem Radial caracteriza-se por alternância de divisões em planos horizontais e verticais a partir do ovo. Clivagem Espiral a segmentação total e espiral ocorre com ovos heterolécitos como os de anelídeos e moluscos.
A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.
- EMBRIOBLASTO: é um grupo de blastômeros, situado no centro da massa celular interna, que originará o embrião. Todo esse processo de desenvolvimento é conhecido como blastogênese, e o concepto neste estágio é chamado de blastocisto.
Durante o desenvolvimento embrionário, diversas modificações ocorrem, desde a formação do zigoto até a formação completa de um novo ser. Logo após a segmentação, inicia-se a fase de gastrulação, que acontece durante a terceira semana de gestação. ... Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.
clivagem. (a) clivagem de um mineral: plano preferencial relacionado com a estrutura cristalográfica e com ligações cristalinas mais fracas que fazem com que o mineral tenha ruptura preferencial segundo esses planos.
Em geologia, uma fractura é uma superfície num volume de rocha onde não se observa deslocamento relativo entre blocos, distinta da falha, que apresenta deslocamento paralelo ao plano da fratura, e da diaclase, onde o deslocamento é perpendicular (afastamento).
As dobras são o resultado do choque entre as placas tectônicas, já as falhas são a área onde elas se encontram.
Durante a deriva das placas acontecem colisões ou afastamento entre elas, e são justamente tais movimentos que produzem os falhamentos e os dobramentos. Os falhamentos surgem a partir de pressões verticais ou inclinadas, geralmente ocorrem em áreas de rochas rígidas, de origem cristalina.
Comumente as montanhas são formadas pela ação das placas tectônicas, que se chocam e geram na superfície dobras ou soerguimentos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resposta. Falhas são fraturas nas estruturas rochosas da terra provocadas por forças internas, como a pressão do magma. Porque essas falhas podem causar terremotos.
Resposta. Esse agente é o tectonismo, que está em constante ação. Nas falhas há derrame de lava, isso explica que é um agente interno modelador.