Auxinas → Responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), desenvolvimento dos frutos, alongamento celular radicular e caulinar. Esse fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes. Transportado pela extensão do vegetal através dos vasos xilema e floema.
É o modo de inserção das folhas ao longo dos ramos.
A queda das folhas ocorre por meio de um processo chamado abscisão foliar. Inicialmente forma-se um tecido cicatricial na região do pecíolo que une a folha ao caule, o tecido de abscisão, que interrompe gradativamente a passagem de água e nutrientes minerais do caule para a folha.
Significado de Abscisão substantivo feminino [Medicina] Corte, excisão; pequena ablação.
Tipos de Folhas
As principais modificações foliares existentes são as brácteas, catafilos, cotilédones, espinhos, filódios e gavinhas. A folha é um órgão vegetal de formato normalmente laminar e que atua, principalmente, na captação de luz para a realização do processo de fotossíntese.
Nó: local de inserção das folhas ao caule, onde também está presente a gema lateral.
A maioria das folhas apresentam limbo, pecíolo e bainha, sendo que algumas delas podem apresentar também estípulas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O limbo é a folha em si, e o pecíolo e a bainha são estruturas pela qual a folha se prende ao caule.
Os caules são estruturas aéreas da planta que crescem perpendiculares ao solo e são responsáveis por sustentar seus órgãos e fazer a condução da seiva. Se examinarmos o corte transversal de um caule primário, teremos as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular. ... A camada mais externa é a epiderme.
A gema apical (ou terminal) se localiza no ápice do vegetal e tem como principal função gerar o crescimento vertical dos vegetais. As gemas laterais ou axilares (pois ficam “axilas”, ou bifurcações da planta) são estruturas exclusivas dos caules.
Todos os caules possuem um meristema apical, também chamado de gema apical, onde ocorre intensa proliferação celular, o que promove o crescimento do caule. As folhas que vão surgindo nele são chamadas de primórdios foliares e se originam do meristema apical.
O caule apresenta várias funções, sendo as principais: a sustentação, a propagação e o transporte de água e sais minerais das raízes às folhas e, inversamente, de produtos da fotossíntese das folhas às raízes.
Parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
É a coluna principal do vegetal, geralmente aéreo, com ou sem clorofila. A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos e frutos, ligar às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais). Os caules são classificados em: aéreos, subterrâneos e aquáticos.