Resposta. Explicação: Colocando uma outra pessoa, sob custódia de sua mãe, para formar-se padre em seu lugar.
Betinho e Capitu se apaixonam ainda na adolescência, mas para cumprir a promessa da mãe ele vai para o seminário. Após passar dois anos no seminário, ele volta e se casa com Capitu. O livro traz indícios da traição da mulher com o melhor amigo de seu marido, porém as interpretações são individuais de cada leitor.
Resposta. Resposta: rapaz esbelto,olhos claros,um pouco fugitivos como as mãos,como os pés,como a fala,como tudo. Não falava nem consigo,pois os dedos não apertavam,eram delgados.
Resposta. a) Em sua obra, Machado de Assis trabalha o olhar de Capitu de forma subjetiva, olhais de cigana oblíqua e dissimulada, quer dizer que Capitu tinha um olhar sagaz, de quem faria o que fosse necessário para ter o que quer.
O romance é narrado pelo próprio Bento Santiago, conhecido como Bentinho. Ele é um homem por volta dos seus 60 anos e que está disposto a contar sua história de amor por sua vizinha: Capitu. A trama tem como local a cidade do Rio de Janeiro durante o período do Segundo Império.
Dali até a velhice, Bento vive em estado de relativa reclusão, o que faz surgir seu apelido: Dom Casmurro, que quer dizer introspectivo. Ocorre que a expressão tem outro significado, que o narrador esconde do leitor desavisado: teimoso.