Prática ideal Para resultados mais eficazes, a periodicidade ideal é de pelo menos três vezes por semana, com nível da água na altura dos ombros (nessa altura tem-se uma diminuição de até 90% do peso corporal). O uso de acessórios depende do objetivo da aula: força, coordenação motora, equilíbrio e mesmo diversão.
A frequência das aulas pode variar de 2 a 3 vezes por semana e a duração média de uma aula é de 40 a 60 minutos, tornando-se uma opção interessante para quem tem pouco tempo disponível para as atividades físicas em sua rotina.
Uma aula de hidroginástica tem duração de 40 minutos ou até mesmo uma hora, isso vai depender do cronograma e regras do estabelecimento. O ideal é que o professor separe a aula em três partes: a inicial como aquecimento, a principal com os exercícios de aumento da intensidade e a última com relaxamento e volta a calma.
As vantagens de praticar pilates são parecidas com as da hidroginástica. Os exercícios são de baixo impacto, sendo assim, o desgaste nas articulações é bem menor. A prática de exercício não faz mal a ninguém.
Em casos em que a estabilidade articular está afetada, a musculação é o exercício recomendado, pois o fortalecimento muscular ajuda a restabelecer e resguardar a coluna. "A cartilagem que intercala os ossos da coluna vertebral evita que o contato entre um osso e outro cause dor.
Para quem já tem problemas de coluna, o ideal é passar longe de exercícios de alto impacto, como a corrida. Os mais recomendados são a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica. No entanto, se a pessoa tem uma complicação no cóccix, a bicicleta ergométrica já passa a não ser cogitada.
Confira alguns benefícios do Pilates: aumento da resistência física e mental, aumento da flexibilidade, corrige problemas posturais, aumenta a concentração, tonifica a musculatura, melhora a coordenação motora, promove menor atrito nas articulações.
Conheça os tipos de pilates e saiba qual deles combina mais com você: