1 semicolcheia equivale a 2 fusas; 1 fusa equivale a 2 semifusas.
Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.
Ritornelo é uma [marcação] ou sinal com dois pontos diante uma linha vertical, usado para delimitar um trecho musical em uma partitura que deve ser repetido, geralmente executado duas vezes. ...
Sinais de repetição requerem outro sinal igual como ponto de referência. Se um trecho de música é repetido, mas com terminação diferente, usam-se duas chaves, uma com expressão 1ª vez e outra com expressão 2ª vez para finalizar.
sobre a barra de compasso de onde o salto se origina e a barra de compasso inicial da coda. e tocar até encontrar o símbolo de coda, pulando para o final. D.C. al Coda (Da Capo al Coda), indica que o músico deve tocar do início da partitura até encontrar a marca de coda e pular para o final.
Os filhos ouvintes de pais surdos começaram a ser referidos como “codas” por causa da criação da organização internacional CODA (Children of Deaf Adults). Segundo a linguista e coda Ronice Quadros (2017), codas são crianças ou adultos filhos de pais surdos.
No Português Brasileiro, 16 consoantes podem ocupar a posição de onset silábico, ou seja, no início da sílaba no início da palavra e, 19 em onset silábico dentro da palavra. Em coda silábica, isto é, no final da sílaba, apenas as consoantes /S/, /R/, /l/ e /N/ ocupam esta posição.
Da capo [da ˈkaːpo] é um termo musical da língua italiana que significa do início, habitualmente abreviado: D.C..
Assim, se uma letra p aparece sobre (ou sob) a nota, isso significa que o compositor quer que a nota seja executada delicadamente; um f significa que o compositor quer que a nota seja executada o mais forte possivel, ou seja, com o máximo de intensidade.