Diferentemente de outras modalidades, no handebol existem duas regras básicas para quem está com a bola: segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão.
As regras básicas são um resumo simplificado das regras oficiais e devem ser adotadas para torneios em categorias AMADOR ou EXPERT. Basicamente o que muda em uma categoria e outra seria o tempo de posse de bola no meio campo (10s ou 15s) e o número de jogos pré-definidos no regulamento.
1) Regras básicas para a cidadania: solidariedade, respeito, sinceridade, bondade, educação, responsabilidade, saber perdoar e conversar. 2) Cidadania é a prática dos deveres direitos e deveres de um indivíduo, enquanto membro de um Estado. Exemplos: não jogar lixo na rua, não desrespeitar as pessoas.
A bola é jogada com as mãos. Não é permitido ao jogador andar se estiver de posse da bola nem provocar o contato da bola com os pés ou pernas, e muito menos driblar a bola com as duas mãos, ao mesmo tempo. O jogador que estiver de posse da bola em sua zona de ataque não poderá recuá-la para sua zona de defesa.
Sanções Disciplinares. Como no futebol, os jogadores de futsal podem ser advertidos com cartões, sendo estes amarelo e vermelho. Amarelo significa aviso e se levar outro durante o encontro é mostrado um vermelho e ele é expulso, vermelho é expulsão imediata.
TIRO OU ARREMESSO DE META DO GOLEIRO DE FUTSAL
Disputa de pênaltis volta a ter cinco cobranças para cada lado. A Fifa anunciou, nesta segunda-feira, 15 mudanças nas regras do futsal. Em comunicado enviado às federações nacionais, a entidade informou que as alterações passam a valer a partir desta segunda-feira, dia 1° de junho.